18 OUT 2022
ESPORTES,LAZER E JUVENTUDE
Obras em Centros Esportivos, valorização das múltiplas modalidades e proximidade de ações à população marcam os investimentos da Prefeitura na área do Esporte em 2022

A Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer, vem avançando nos investimentos na área neste ano de 2022, com diversas ações de melhorias e obras para ampliar os espaços esportivos na cidade. O destaque está para as obras em andamento que irão trazer para o município, de forma inédita, um Centro de Forças e um Centro de Artes Marciais, elevando Valinhos como uma das raras cidades do Brasil a ter espaços exclusivos para as modalidades como karatê e judô. Ambos os espaços estavam com a construção paralisada desde 2013 e foram retomadas na gestão da Prefeita Capitã Lucimara.

“Todos os nossos esforços e investimentos nesta área tem o objetivo de fomentar o Esporte na nossa cidade, que nos traz tantos benefícios, tanto pessoais, quanto para toda a sociedade. Queremos motivar e incentivar nossos atletas cada vez mais, proporcionar ferramentas que os ajudem a continuar trilhando por este caminho e alcançarem seus objetivos. Os Centros de Forças e Artes Marciais vem para somar no desenvolvimento deles”, afirmou a prefeita Capitã Lucimara.

O Centro de Forças será utilizado para a modalidade de levantamento de peso, além de servir como suporte para os atletas valinhenses nos trabalhos de fortalecimento. Já o Centro de Artes Marciais será utilizado para aulas gratuitas de karatê e judô para a população, com possível expansão para outras modalidades como boxe e jiu jitsu.

No início deste ano, com um investimento de mais de R$ 90 mil, a Prefeitura entregou o inédito Centro de Treinamento Municipal, espaço que conta com uma estrutura de vários equipamentos em diferentes modalidades da Ginástica Artística, como o salto sobre a mesa, solo, trave de equilíbrio, barras paralelas assimétricas, entre outros. As aulas, oferecidas gratuitamente para crianças e adolescentes de 4 a 16 anos, envolvem várias atividades, como saltos, deslocamentos, posições estacionárias, rotações, balanços e aterrissagens, proporcionando para as crianças diferentes experiências motoras, além de já possuir equipamentos e estrutura para realizar aulas em um nível avançado.

Ainda, na última semana, foi concluída a instalação da pista de skate, chamada de Skate Park, no Parque da Festa do Figo, com o objetivo de difundir ainda mais a modalidade na cidade. O espaço possui rampas 45º , jump rump, quater 6m, quartet 4.8 m e spine.

Em relação as melhorias que vêm sendo feitas nos espaços esportivos do município, a Prefeitura revitalizou a Praça da Juventude, localizada no Jardim Paraíso, que recebeu pintura, novas traves e a colocação de novas redes nos gols, assim como realizou pintura em uma das quadras do Pavilhão Industrial que fica no Parque Municipal, preparando o espaço para os Jogos Estudantis. Foi instalado também aquecimento solar na piscina do Jardim Paraíso, que proporciona economia e preserva o meio ambiente.

O Estádio Municipal de Valinhos Eugênio Franceschini, no Bom Retiro, foi reaberto. O local estava interditado desde 2019 devido a apontamentos feitos pelo Ministério Público do Estado de São Paulo. A gestão da prefeita Capitã Lucimara trabalhou para reabrir o espaço e prepara ainda para o 1º semestre do próximo ano, um conjunto de ações que permitam revitalizar o local, incluindo implantação de assentos, parapeito no tobogã e reformas dos banheiros.

Para homenagear a história esportiva de Valinhos, foi implantado o “Memorial do Esporte” localizado na entrada do Ginásio Pedro Ezequiel da Silva, no Parque da Festa do Figo. O espaço foi construído para abrigar os mais de 200 troféus e registros em fotos das conquistas alcançadas por atletas do município, como em participações em diversos torneios de pipa, voleibol, handebol, futebol e ainda importantes eventos internacionais, como o registro em foto da medalha Olímpica de Bronze conquistada pela atleta Taissa Presti de Lima, no revezamento 4x100 em 2008.

“Essas são algumas ações que fizemos este ano e temos muito mais programadas para os próximos. Nossa meta é tronar Valinhos uma cidade exemplo em esportes e proporcionar muito lazer a população”, comentou Felipe Zani, secretário de Esportes e Lazer.

Local: Valinhos