24 OUT 2022
SAÚDE
Prefeitura promove semana de conscientização e detecção precoce de Diabetes em novembro

Em comemoração ao Dia Mundial da Diabetes, celebrado no dia 14 de novembro, a Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria da Saúde, promoverá um dia de aferição de glicemia capilar em cada Unidade Básica de Saúde do município e na Rodoviária, com cronograma de 7 a 11 de novembro, com objetivo de conscientizar a população sobre a importância do tema e realizar uma detecção precoce por meio de rastreamento, como forma de prevenção.

“A Diabetes é uma doença séria, que pode acometer desde crianças até pessoas mais velhas. Saber os sintomas e conhecer mais sobre a doença é importante para o diagnóstico e prevenção, por isso, vamos promover essa ação como uma campanha de conscientização”, afirmou a prefeita Capitã Lucimara.

A Diabetes é uma doença crônica caracterizada por altas taxas de açúcar no sangue (hiperglicemia), que se dá quando o corpo não produz ou não consegue usar de forma correta a insulina, o que provoca deficit na metabolização da glicose. Basicamente, existem 4 tipos de Diabetes mais conhecidos:

Tipo 1: ocorre em cerca de 5 a 10% dos diabéticos e é causado por um defeito do sistema imunológico em que os anticorpos atacam as células que produzem a insulina. Os principais sintomas são: vontade de urinar diversas vezes, fome frequente, sede constante, perda de peso, fraqueza, fadiga, nervosismo, mudanças de humor, náusea e vômito.

Tipo 2: ocorre em cerca de 90% dos diabéticos e é causado pela resistência à insulina e de deficiência na sua secreção. Os pacientes apresentam sintomas como infecções frequentes, alteração visual (visão embaçada), dificuldade na cicatrização de feridas, formigamento nos pés e furúnculos.

Diabetes Gestacional: é a diminuição da tolerância à glicose, diagnosticada pela primeira vez na gestação, podendo ou não persistir após o parto.

Pré-diabetes: acontece quando o nível de açúcar no sangue está aumentado mas ainda não é o suficiente para fazer o diagnóstico de diabetes.

A Diabetes pode causar complicações sérias, como cegueira, insuficiência renal, ataque cardíaco, acidente vascular cerebral e amputação de membros inferiores.

“Para se prevenir, é importante que a pessoa tenha uma dieta saudável, pratique atividade física e evite o uso de tabaco. Todas essas informações sobre a doença serão passadas a população durante a semana que promoveremos a ação de aferição de glicemia capilar”, comentou o secretário da Saúde, Marcelo Cosentini.

Programação - aferição de glicemia capilar:

UBS Frutal – 7 de novembro

UBS Imperial - 8 de novembro

UBS Maracanã - 8 de novembro

UBS Pinheiros - 8 de novembro

UBS Bom Retiro – 9 de novembro

UBS Vila Itália – 10 de novembro (das 8h00 às 11h30 e das 13h00 às 15h00)

UBS Macuco – 10 de novembro (até as 13h00)

UBS Vila Santana – 10 de novembro

UBS Paraíso – 10 de novembro

UBS Reforma – 10 de novembro

UBS Parque Portugal – 11 de novembro