03 NOV 2022
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E INOVAÇÃO
Inscrições para últimas vagas em curso gratuito e voltado para mulheres em técnicas de construções civil podem ser feitas até esta 5ª feira, dia 3

A Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, e em parceria com o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), informa que as inscrições para as últimas vagas em uma nova capacitação técnica e gratuita voltada às mulheres na construção civil podem ser feitas até as 17h00 desta 5ª feira (3) pelo link: https://my.forms.app/form/634da448e0dc3351871cb60f. Com o tema "Elas transformam a construção", o projeto que é desenvolvido pela construtora MRV, que está selecionando as mulheres interessadas em participar do curso. A ação integra o Programa Municipal de Empreendedorismo Desenvolve Valinhos voltado, entre outras atividades, à capacitação profissional e geração de emprego e renda.

Ao todo são oferecidas 16 vagas. A capacitação da MRV junto ao Senai, e com o apoio da Prefeitura de Valinhos, receberá sua primeira realização piloto na cidade de Campinas. Ao final do treinamento, as candidatas que tiverem o melhor desempenho, serão contratadas pela MRV.

Para a participação no curso, a empresa vai custear em 100% a passagem das mulheres valinhenses que forem selecionadas e as mesmas ainda receberão da empresa 1 cesta básica. As aulas começam no dia 7/11 e terminam no dia 15/12, das 7h30 às 11h30, na Vila Garden, em Campinas. A formatura está programada para o dia 19 de dezembro.

"O projeto Elas Transformam a Construção foi aberto a Valinhos e, por meio do nosso Programa Municipal Desenvolve Valinhos, buscamos sempre inovar o mercado de trabalho em nossa cidade, dando ênfase também à qualificação profissional para as mulheres valinhenses. É mais uma ação importante e em parceria com o Senai e agora com a MRV, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Vamos engajar todos nesse projeto tão grandioso, que visa não só a capacitação das nossas mulheres, mas a representatividade, a inclusão, a diversidade e a equidade", diz a prefeita Capitã Lucimara.

De acordo com o projeto, a construção de um futuro melhor começa dentro de casa e, pensando nisso, a empresa, em parceria com o Senai, deu início a uma transformação em seus canteiros de obras. A parceria firmada entre as empresas tem como objetivo promover o programa de capacitação de mulheres na construção civil.

"A MRV tem como objetivo tornar a representatividade feminina atual de um quadro de 3% nos canteiros de obra da construtora e chegar a 40% em até 2 anos. Acreditamos que mulheres à frente da equipe técnica poderão oferecer mais qualidade na execução de acabamentos, além da melhoria no atendimento e na tratativa com clientes. Com projetos como esse, as empresas do setor vão poder contribuir para a equidade de gênero no setor de engenharia civil no Brasil", informa a empresa.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Rafael Agostinho, dados de mercado do trabalho apontam que apesar do aumento da participação feminina no segmento da construção civil, as mulheres ainda são uma minoria neste setor. "Com iniciativas como a da MRV e o Senai, em parceria com a administração municipal, este cenário está em constante transformação. Um levantamento realizado pelo Sebrae, entre os anos de 2007 e 2018, mostra que a presença de mulheres na área da engenharia civil teve um aumento de 120% e esta tendência continua em crescimento. Aqui em Valinhos buscamos trabalhar para empreender as mulheres valinhenses também no setor da construção civil", diz o secretário Rafael.

Endereços e horários das realizações das inscrições e dinâmicas:

Importante reforçar que tanto as inscrições como as dinâmicas teóricas e práticas acontecerão de forma presencial. Portanto, anote os endereços de realização e compareça nos locais indicados:

Realização das dinâmicas de seleção (até dia 3/11):

Endereço: Rua Pastor Cicero Canuto de Lima, 71, São Bernardo, Vila Rialto, Campinas, SP - Horário: das 07:30 às 20h00; ou pelo link (QR Code): https://my.forms.app/form/634da448e0dc3351871cb60f,

Local das aulas práticas:

Local: Vila Garden – Campinas
Endereço: Av. João Batista Morato do Canto, 1300, Vila Industrial (Campinas), Campinas – SP
Data início curso: 07/11
Data de conclusão curso: 15/1

Para as participantes do projeto, a MRV ainda irá oferecer:

- vale transporte;
- cesta básica;