07 NOV 2022
FUNDO SOCIAL
GABINETE DA PREFEITA
Valinhos elege a corte da 72ª Festa do Figo e 27ª Expogoiaba em baile
Numa noite emocionante de gala, foi eleita a corte da realeza da 72ª Festa do Figo e 27ª Expogoiaba de Valinhos, na Fonte Santa Tereza, na última sexta-feira (4). A rainha eleita, Bruna Fernanda Fida dos Santos, de 35 anos, recebeu a coroa das mãos da prefeita Capitã Lucimara Godoy. Dona de uma presença carismática, o reinado será dividido com Isabela de Castro Mapeli, 18 anos, e Beatriz de Souza Silva Araújo, 25 anos, eleitas 1ª e 2ª Princesas, respectivamente. A passagem da faixa foi feita pela corte anterior.

“Esta noite é um marco para a cidade. Tenho certeza que a Festa do Figo e Expogoiaba estará muito bem representada por esta corte eleita. Todas as candidatas já eram vencedoras antes do anúncio oficial. Tive a oportunidade de conversar com cada uma e me emocionei com a história e luta destas meninas”, disse a prefeita Capitã Lucimara Godoy.

Segundo ela, o planejamento da festividade está sendo muito bem cuidado. “Ficamos triste com a suspensão da última edição, mas era preciso naquele momento pensar na vida e na saúde de cada família. Então Valinhos merece e terá uma bela festa”, afirmou a prefeita.

O baile foi uma amostra da beleza e da grandiosidade do evento. Emocionadas, as candidatas exibiram seus belos trajes e foram entrevistadas antes da escolha final da corte, que tem o compromisso de representar a cidade em vários eventos, além da própria festa. As escolhidas devem agregar beleza, simpatia, conhecimento sobre a cidade e evento.

Emoção
A rainha eleita, Bruna Fernanda Fida dos Santos, esbanjou sua personalidade durante as etapas. “Eu estou muito feliz. É até difícil explicar com palavras! É uma honra, uma gratidão imensa ser escolhida para representar minha cidade nesta festa, que é tão grandiosa, tão querida e que faz parte da nossa história. Eu quero muito deixar o meu nome na Festa do Figo e em Valinhos também, e principalmente poder contribuir para esta festa, que vai ser sensacional”, discursou a rainha, após o anúncio oficial.

As princesas também brilharam sob a luz intensa do palco no baile, sendo ambas coroadas pelo secretário da Cultura, Ricardo do Vale, também presidente da comissão organizadora, acompanhado pelo diretor do Fundo Social de Solidariedade (FSS), Fábio Cuono.

“Estou sentindo uma mistura de sensações. Estou muito agradecida pela decisão dos jurados e muito feliz pelas outras meninas também. Feliz pela minha família e grata por toda equipe que cuidou do cabelo, da maquiagem, do vestido e todo mundo que apoiou o evento. Feliz por todo mundo que esteve aqui torcendo pela gente”, agradeceu a eleita 1ª Princesa Isabela de Castro Mapeli.

A 2ª Princesa eleita, Beatriz de Souza Silva Araújo, ficou impactada quando ouviu o seu nome. “É uma sensação inexplicável e um sentimento único na vida. É uma emoção tão grande, um misto de sentimentos e alegria! É estranho porque eu não estava esperando por isso, ao mesmo tempo que eu estava esperando por isso, entende? É muito gratificante mesmo poder representar nossa cidade”, explicou ela.

Passagem da faixa
A passagem da faixa para a nova corte foi feita pela corte anterior, da edição 71ª Festa do Figo e 26ª Expogoiaba. Apesar do isolamento físico imposto pela pandemia, a Rainha de 2020, Anny Vieira, e as princesas Gabriela Antonioli e Verônica Vilas Boas, agradeceram a oportunidade de representarem à cidade na festa e em outros eventos.

“Gratidão por toda essa trajetória, ficará marcado em minha vida! Desejo à nova corte um reinado excepcional, cheio de alegria. Que venhamos a ter muitos visitantes de toda *r*egião, para apreciar nossa cultura, nossas frutas e nossos artesanatos”, desejou a Rainha de 2020, Anny Vieira.

Segundo ela, foi uma honra estar à frente da corte por três anos. “Passamos por um período de pandemia intenso e difícil, mas tenho certeza que a população de Valinhos vem se reerguendo em prol da vida e seguindo ainda mais revigorante e fortificado”, incentivou.

A princesa Gabriela também relembrou o trabalho realizado. “Gostaria de agradecer a oportunidade de fazer parte da tradição de Valinhos, a nossa Festa do Figo. Foi uma honra receber todos os visitantes do evento e aproveitar toda fruticultura que nosso município oferece”, disse ela. Também desejou que a corte desta edição aproveite a oportunidade. “Desejo que a próxima corte sinta a magia que é poder ser rainha e princesa de Valinhos, pois, com certeza, será algo que nunca esquecerei”, finalizou Gabriela Antonioli.

Por motivos pessoais, a princesa Verônica não pode comparecer ao baile, na passagem da faixa.

Tradição
A Festa do Figo e Expogoiaba é considerada uma das grandes e tradicionais festas do Brasil e a principal de Valinhos. Sua primeira edição foi em 1939 e em janeiro de 2023 será realizada a 72ª edição da Festa do Figo e 27ª edição da Expogoiaba.
O Concurso para eleição da Rainha e Princesas da Festa do Figo começou em 1952 e foi introduzido por Antônio Palácio Neto, tendo como a sua primeira Rainha, Amália Therezinha Antoniazzi.

Nesta edição, participaram nove candidatas, concorrendo ao título de Rainha, 1ª Princesa e 2ª Princesa.

Jurados desta edição

Ricardo do Vale
Patrícia Spadaccia
Benedita Divina da Rosa (Miriane Noivas e Traies Finos)