07 NOV 2022
SEGURANÇA PÚBLICA
Nova viatura para rondas ostensivas vai reforçar o combate à criminalidade em Valinhos
Guarda Civil Municipal também recebeu novos armamentos, munições e mais um lote de dispositivos não letais
A prefeita Capitã Lucimara continua fortalecendo a segurança da população de Valinhos com investimentos na Guarda Civil Municipal (GCM) da cidade. Na manhã de sexta-feira, dia 4, ela esteve na sede da corporação e entregou para a corporação a nova viatura à equipe da ROMU (Ronda Ostensiva Municipal), além de equipamento de proteção balística, armamentos, munições de diversos calibres e dispositivos não letais. Na data também houve a condecoração de dois guardas civis municipais.

“Desde o início do meu mandato tenho investido muito na segurança da população, que é uma das áreas mais sensíveis de toda sociedade. E para motivar ainda mais o guarda municipal temos trabalhado para equipar a corporação com novas viaturas, equipamentos modernos, munições, armas não letais e um sofisticado sistema inteligente de monitoramento por câmeras, para auxiliar nas ações de patrulhamento contra o crime. Continuaremos, também, com novos investimentos no ano que vem”, destacou a prefeita Capitã Lucimara.

A viatura – que será pela utilizada pela equipe de elite da Guarda Civil Municipal da cidade – tem características diferenciadas, conferindo à corporação tática mais suficiência para ações ostensivas. “No dia a dia ela também vai dar suporte de equipamentos às demais equipes, sempre que necessário. É a primeira vez que a GCM de Valinhos, dentro de seus 39 anos de atividade, recebe uma viatura deste porte”, falou o secretário de Segurança Pública e Cidadania, Osmir Cruz.

Com tração 4x4, o veículo Hilux SW4 diesel é zero quilômetro e apropriado para tráfego e acesso em terrenos e solos acidentados e suporte para escudos balísticos, armamentos longos e de grosso calibre; tem compartimento traseiro para condução de pessoas detidas; forração de bancos, protetor de cárter, estribos laterais que facilitam o acesso dos guardas, além de protetores de para-choques dianteiro e traseiro, faróis de busca laterais e conjunto luminoso e acústico.

Dos equipamentos letais e não letais entregues, a corporação recebeu 2 mil munições calibre 5.56; um escudo balístico; quatro capacetes balísticos; 19 granadas de gás lacrimogêneo; 19 granadas de efeito moral; sete granadas antitumulto; 208 munições de borracha não letal; mil munições .40; 2 mil munições .380 (pistolas); mil munições .40 para treino; 31 sprays de gás pimenta e um fuzil 5.56.

A solenidade de entrega dos investimentos também teve a participação do secretário de Segurança Pública e Cidadania, Osmir Cruz, dos vereadores Thiago Samasso, César Rocha, Alexandre Japa e Simone Bellini, que é guarda Civil municipal; do comandante da GCM, Aparecido Ignácio; e representantes de Guardas Municipais da região, que prestigiaram o evento.

Respaldo à população

O papel social da Guarda Civil Municipal, na proteção do cidadão, assim como todo o respaldo que tem sido dado pela prefeita à corporação, foram destacados por Cruz. “A GCM de Valinhos é uma guarda de relevância social. Hoje, por exemplo, a equipe Guardiã Maria da Penha protege 41 mulheres, visitando-as semanalmente não por WhatsApp ou telefone, mas de forma presencial. E, o mais importante, nenhuma delas voltou a sofrer violência doméstica a partir do momento que começamos a acompanhar. Tudo isso temos que agradecer à prefeita, que não mede esforços para investir na corporação”, disse o secretário.

Ainda segundo o secretário, logo o novo Plano de Cargos e Carreiras estará pronto para ser encaminhado para votação na Câmara Municipal e também está em iminência a convocação de novos guardas municipais aprovados em concurso público, que reforçará a Guarda Civil Municipal juntamente com os investimentos futuros. Outra novidade anunciada pelo secretário Cruz foi a inauguração do Centro de Operações e Inteligência (COI), que reunirá as ações de comunicação e inteligência tecnológica para fortalecer o combate à criminalidade.

Condecorações

Durante a solenidade foram homenageados os guardas civis municipais Sidnei Batista dos Santos e Vladimir Martins de Almeida com a medalha de ‘Mérito da Vida’, por ajudarem no nascimento de uma bebê em 18 de outubro, no bairro Jardim São Marcos, quando a mãe gestante finalizava o trabalho de parto dentro da sua residência. A família acionou pessoalmente a equipe, que estava em patrulhamento no bairro, acolhendo a recém-nascida até a chegada da ambulância.

Participaram da solenidade representantes das equipes de ROMU das Guardas Municipais de Campinas, Jaguariúna, Jundiaí, Vinhedo, Louveira, Cosmópolis, Itatiba e Artur Nogueira, além de representantes da Polícia Militar e Polícia Civil de Valinhos.

Fonte: Departamento de Comunicação
Autor: Departamento de Comunicação