08 NOV 2022
MOBILIDADE URBANA
“No trânsito, escolha a vida” é o tema das campanhas educativas de 2023
Prefeitura de Valinhos já se organiza para a campanha de conscientização do próximo ano

O tema das campanhas educativas de trânsito para 2023 já foi definido: “No trânsito, escolha a vida”. O Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) definiu, por meio da Resolução nº 980, que a mensagem deve ser utilizada nas ações voltadas para educação no trânsito do próximo ano e a Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, já está estudando a elaboração de uma extensa programação de conscientização, assim como fez em 2022.

“Neste ano, nós estivemos extremamente focados em conscientizar a população sobre a importância de se respeitar as normas para termos um trânsito mais seguro, promovendo diversas ações educativas. Em 2023 não será diferente, vamos intensificar este propósito”, afirmou a prefeita Capitã Lucimara.

Entre as principais ações de 2022 estiveram as campanhas do Maio Amarelo e da Semana Nacional do Trânsito, que trouxeram para a Valinhos diversas palestras, minicircuitos de trânsito para crianças, blitz educativa nas ruas, teatro para alunos da rede municipal e muito mais.

Além das ações de conscientização, a Prefeitura implantou a chamada Operação Visibilidade, que tem o objetivo inibir o cometimento de infrações e auxiliar na fluidez do tráfego de carros. Ainda, está elaborando o projeto para a instalação de uma Central de Monitoramento, que proporcionará acesso a diversas áreas e setores da mobilidade urbana da cidade, integrando as informações e otimizando o fluxo de monitoramento, buscando garantir que as normas viárias sejam respeitadas pelos motoristas e pedestres.

“Todas essas ações, somadas aos serviços de revitalização da sinalização viária que temos feito na cidade desde o início do ano, já nos trouxeram resultados muito positivos, como a diminuição de acidentes de trânsito e aplicação de multas. Por isso, no próximo ano, vamos seguir trabalhando para conscientizar nossa população cada vez mais”, comentou o secretário de Mobilidade Urbana, Redcliff Sierra Santos.

Um levantamento dos dados da Polícia Militar mostra que, de janeiro a setembro deste ano, ocorreram 186 acidentes de trânsito em Valinhos. No mesmo período de 2019, antes da pandemia, este número era 292, o que significa uma redução de 36%. O mesmo acontece com as multas processadas pela Secretaria de Mobilidade Urbana de janeiro a setembro, que passaram de 42.497 em 2019, para 41.644 em 2022. São 853 multas a menos.

Local: Valinhos