O câncer de próstata é um dos mais comuns entre os homens com mais de 50 anos e para conscientizar este público sobre prevenção e cuidados, foi criado o Novembro Azul. Em apoio a esta campanha tão importante, a Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria da Saúde, vai promover no dia 16 de novembro, uma palestra que leva a doença como tema, com o objetivo de alertar os homens sobre a importância do diagnóstico precoce. O encontro será no Centro de Convivência do Idoso (CCI), às 9h00.
“Saber sobre as doenças e o que significam certos sinais que aparecem em nosso corpo e organismo é muito importante, pois, procurando atendimento médico no início dos sintomas, o sucesso do tratamento se torna maior. Por isso, homens, estejam em alerta e façam os exames de rotina”, afirmou a prefeita Capitã Lucimara.
O secretário da Saúde, Marcelo Cosentini, ressalta que, além da palestra no CCI, panfletos informativos estão sendo distribuídos nas Unidades Básicas de Saúde. “É uma forma de orientar os pacientes sobre os cuidados, sintomas, prevenção e exames”, disse.
Os sinais e sintomas a seguir que devem ligar um sinal de alerta no homem: dificuldade de urinar, demora em começar e terminar de urinar, sangue na urina, diminuição do jato de urina e necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite.
No entanto, a Dra. Érica Delben, médica da rede municipal de saúde que ministrará a palestra, explica que esses sinais e sintomas também ocorrem devido a doenças benignas da próstata, por exemplo:
- Hiperplasia benigna da próstata: aumento benigno da próstata. Afeta mais da metade dos homens com idade superior a 50 anos e ocorre naturalmente com o avançar da idade.
- Prostatite: inflamação na próstata, geralmente causada por bactérias.