08 NOV 2022
Defesa Civil de Valinhos participa de capacitação em segurança de barragens
Os agentes da Defesa Civil de Valinhos, os GCMs Verdó e Alberto, participaram no último dia 4, sexta-feira, do curso ‘Capacitação de Segurança de Barragens e Elaboração de Plano de Contingência’, com a presença de mais de 40 órgãos da região. A capacitação já visa a aproximação dos períodos de chuva dentro da Operação Verão. O encontro foi em Itatiba, que ficou responsável pela condução dos trabalhos em parceria com a Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil do Estado de São Paulo.

A prefeita Capitã Lucimara comentou que a formação é importante. “Visa reduzir a probabilidade de ocorrência de danos humanos em uma ação emergencial, planejando a preparação da população exposta a um determinado risco, assim como dos agentes envolvidos nas ações emergenciais, aumentando as chances de preservação da integridade física da população e redução dos danos”, explicou.

De acordo com o diretor da Defesa Civil de Valinhos, Marcos De Paula, o evento teve a finalidade de apoiar os municípios nos processos de integração com empreendedores de barragens, e no planejamento e execução dos planos de contingência. O treinamento contou com instrução técnica da Defesa Civil do Estado de São Paulo e do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT).

A Portaria DNPM nº 70.389, de 17 de maio de 2017, da Agência Nacional de Mineração, estabelece como uma das responsabilidades dos empreendedores no Plano de Ação Emergencial de Barragens fornecer aos organismos de Defesa Civil municipais os elementos necessários para a elaboração dos Planos de Contingência e toda a extensão do mapa de inundação.

Conforme o secretário de Segurança Pública e Cidadania, Osmir Cruz, dentro dos itens de contingência estão organizar e administrar abrigos provisórios para assistência à população em situação de desastre, em condições adequadas de higiene e segurança, manter a população informada sobre áreas de risco e ocorrência de eventos extremos, bem como sobre protocolos de prevenção e alerta e sobre as ações emergenciais em circunstâncias de desastres, realizar regularmente exercícios simulados, conforme plano de contingência de proteção e defesa civil, entre outros.

Fonte: Departamento de Comunicação
Autor: Departamento de Comunicação