11 NOV 2022
SAÚDE
Prefeitura encerra semana de aferição de glicemia capilar em apoio ao Dia Mundial da Diabetes

Em apoio ao Dia Mundial da Diabetes, celebrado na próxima segunda-feira, 14 de novembro, a Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria da Saúde, realizou uma grande ação com aferição de glicemia capilar para a população em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) durante esta semana, com encerramento no Terminal Rodoviário nesta sexta-feira, dia 11.

“Nosso objetivo foi conscientizar a população sobre a importância deste tema, passando informações relevantes que podem ser cruciais para a saúde, além de realizar um rastreamento para detecção precoce da doença, como forma de prevenção”, afirmou a prefeita Capitã Lucimara.

A enfermeira do Departamento de Programas e Projetos, Raquel Lana, explica como funciona a aferição de glicemia. “Taxa abaixo de 100 é normal para quem está em jejum, já para quem se alimentou, consideramos normal até 140. Acima disso, caso a pessoa seja diabética, orientamos a focar em uma alimentação balanceada e passar por atendimento médico. No caso da pessoa que não sabe que tem a doença, é considerado caso novo, então fazemos o pedido para a pessoa colher um novo exame na UBS para ver se confirma ou não a diabetes. Confirmando, entramos com o tratamento”, disse.

Em Valinhos, o tratamento para a Diabetes é feito com o clínico geral nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), onde os pacientes são orientados a entrarem no Grupo de Nutrição para balancear a alimentação. “Em alguns casos, dependendo da taxa da glicemia e da alimentação, o paciente consegue compensar essa taxa e não precisa tomar medicação”, explicou o secretário da Saúde, Marcelo Cosentini.

A Diabetes

A Diabetes é uma doença crônica caracterizada por altas taxas de açúcar no sangue (hiperglicemia), que se dá quando o corpo não produz ou não consegue usar de forma correta a insulina, o que provoca deficit na metabolização da glicose. Basicamente, existem 4 tipos de Diabetes mais conhecidos:

Tipo 1: ocorre em cerca de 5 a 10% dos diabéticos e é causado por um defeito do sistema imunológico em que os anticorpos atacam as células que produzem a insulina. Os principais sintomas são: vontade de urinar diversas vezes, fome frequente, sede constante, perda de peso, fraqueza, fadiga, nervosismo, mudanças de humor, náusea e vômito.

Tipo 2: ocorre em cerca de 90% dos diabéticos e é causado pela resistência à insulina e de deficiência na sua secreção. Os pacientes apresentam sintomas como infecções frequentes, alteração visual (visão embaçada), dificuldade na cicatrização de feridas, formigamento nos pés e furúnculos.

Diabetes Gestacional: é a diminuição da tolerância à glicose, diagnosticada pela primeira vez na gestação, podendo ou não persistir após o parto.

Pré-diabetes: acontece quando o nível de açúcar no sangue está aumentado mas ainda não é o suficiente para fazer o diagnóstico de diabetes.

A doença pode causar complicações sérias, como cegueira, insuficiência renal, ataque cardíaco, acidente vascular cerebral e amputação de membros inferiores. Para se prevenir, é importante que a pessoa tenha uma dieta saudável, pratique atividade física e evite o uso de tabaco.

Local: Valinhos