24 NOV 2022
SAÚDE
Agendamento de consultas nas UBS’s agora pode ser feito todos os dias em Valinhos
Antes, pacientes só tinham um dia do mês para marcar consulta com clínico geral, ginecologista e pediatra

Para melhorar o atendimento aos pacientes e otimizar o acompanhamento das demandas, a Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria de Saúde, adotou um novo fluxo de agendamento de consultas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). A medida entrou em vigor no início de novembro. Agora, as agendas para consultas com clínico geral, ginecologista e pediatra ficam abertas durante todo o mês, disponíveis para que os munícipes possam comparecer à UBS de sua referência para realizar a marcação a qualquer dia.

“Nosso objetivo com este novo fluxo é proporcionar mais comodidade para a população em suas buscas por serviços nas unidades básicas”, afirmou a prefeita Capitã Lucimara.

Anteriormente, o agendamento de consultas era aberto sempre no primeiro dia útil de cada mês, para realização das consultas no mês seguinte. Mas, diante da alta demanda, as vagas acabavam rapidamente, logo que era atingido o número de consultas disponíveis para o mês, fazendo com que a agenda fosse fechada.

“É importante ressaltarmos que a marcação está liberada todos os dias, mas a consulta será marcada mediante disponibilidade da agenda da UBS. Por exemplo, se o morador procurar o posto de saúde hoje, dia 24, ele conseguirá marcar a sua consulta para o próximo dia disponível na agenda do médico”, explicou o secretário da Saúde, Marcelo Cosentini.

Agendamento on-line

De acordo com a Secretaria da Saúde, 30% do total das vagas são reservadas para agendamento on-line, por meio do app SissOnline. A Prefeitura estuda a virtualização total dos agendamentos de consultas na rede municipal e, para isso, está investindo em estrutura adequada, instalando novos computadores em todos os prédios em funcionamento da Saúde.

Esse processo faz parte das ações para a implantação efetiva do prontuário eletrônico, sistema que permite o acesso virtual às informações do paciente para um melhor acompanhamento médico.

Local: Valinhos