29 NOV 2022
EDUCAÇÃO
Teatro desperta sobre a importância da reciclagem nas escolas municipais de Valinhos
O tema reciclagem de lixo foi novamente levado a alunos de escolas da rede municipal de ensino de Valinhos de forma divertida. Desta vez, estudantes das EMEB’s (Escola Municipal de Educação Básica) Professora Alice Sulli Nonato, no Jardim Jurema, e Prefeito Jeronimo Alves Correa, no Jardim do Lago, receberam de maneira bem lúdica as apresentações teatrais da peça ‘Reciclagem Divertida’, idealizado e realizado pelo projeto Diverte Teatro Viajante, que leva cultura, entretenimento, arte e conhecimento através do teatro para crianças e adolescentes de todo o Brasil.

A ação é uma iniciativa em parceria com a Prefeitura e Unilever que, por meio de lei federal de incentivo à cultura, leva as apresentações com o apoio do Ministério do Turismo. “A Prefeitura sempre está receptiva a projetos de conscientização como esse e agradecemos pela iniciativa da empresa em nos oferecer as apresentações”, destacou a prefeita Capitã Lucimara.

Na peça, são apresentados os danos causados pelo lixo ao meio ambiente, a diferença da proporção do lixo gerado, a capacidade limitada dos lixões, como a colaboração de todos pode fazer a diferença e ainda mostrado o jeito certo de separar o lixo e as cores correspondentes a cada tipo de resíduo. “Os alunos, além de se divertirem com a peça e a performance bem humorada dos atores, tiveram a oportunidade de aprender mais sobre o tema da reciclagem de lixo que muito ainda deve ser trabalhado com a sociedade”, falou a secretária de Educação, Claudineia Vendemiatti Serafim.

De forma lúdica, interativa e divertida, os cientistas malucos transformam as crianças em uma verdadeira máquina “reciclável” durante a peça para que elas saibam do seu papel no futuro do planeta. “Tratar de uma questão séria de forma lúdica, leve, com uma linguagem simples e muita interação, faz com que o tema seja realmente compreendido pelas crianças”, explica a diretora do projeto, Christiane Deucher.
Fonte: Departamento de Comunicação - Prefeitura de Valinhos