07 DEZ 2022
DAEV
GABINETE DA PREFEITA
Com mananciais acima dos 90%, Valinhos entra na bandeira verde
Represas internas operam com quase a totalidade de sua capacidade; DAEV reforça que economia de água vale para o ano todo

A Prefeitura de Valinhos, por meio do Departamento de Águas e Esgotos de Valinhos (DAEV), informou nesta quarta-feira, dia 7, que a cidade saiu da bandeira laranja, do Plano Municipal de Enfrentamento à Crise Hídrica, e entrou na bandeira verde. O anúncio se dá após os mananciais internos terem chegado aos 99,30% de volume útil, com reservação de 451,3 milhões de litros de água bruta. Os dados são do Departamento de Operação, da Autarquia Municipal.

A partir da instituição da bandeira verde, a Municipalidade indica para a população não há comprometimento do abastecimento, com mananciais internos sem redução na adução normal ou necessidade de captações emergenciais. “Valinhos ficou longe do racionamento em 2022 em virtude de uma série de ações operacionais tomadas no decorrer do ano, sobretudo no período de estiagem. Então diante do quadro positivo, decidimos hoje por instituir a bandeira verde levando em consideração a situação das represas municipais e a partir do acompanhamento da precipitação das chuvas na cidade, que é feito pelo DAEV", falou a prefeita Capitã Lucimara.

Em dezembro a chuva acumulada até o momento é de 133mm. O volume representa 67,90% dos 195,84mm esperados historicamente. A medição é feita com base nos dados do Consórcio PCJ, que mantém um ponto de monitoramento na estação de captação que Valinhos tem no Rio Atibaia. “Mas mesmo em época de chuvas, é importante que a população sempre tenha em mente que a água é um bem finito e que precisa ser utilizada sempre com responsabilidade e racionalmente. Por isso, a economia do recurso deve acontecer durante o ano todo”, falou o presidente do DAEV, o engenheiro civil e sanitarista, Walter Gasi.

A captação no Rio Atibaia também segue sem restrições, com vazão de 56,90m³/s e nível de 1,65m na manhã desta quarta (7), acima das médias históricas esperadas ao período. O Cantareira chegou aos 35,10% de volume útil na manhã de hoje. Os dados são do Consórcio PCJ.

Chuvas

Em novembro, a cidade teve o acumulado de chuvas de 103,20mm, correspondente a 71,70% da média esperada (que era de 144,01mm). Já em outubro foi de 125,40mm, ou seja, 130,69% da média estimada àquele mês, que era de 95,95mm. Em setembro, o acumulado foi de 93,80mm, equivalente a 170,10% dos 55,16mm aguardados; enquanto que em agosto foi de 35mm, isto é, 96,1% da média esperada (de 36,41mm).

Em julho de 2022 o índice pluviométrico foi de apenas 8,2mm, somente de 25,10% da média esperada no ponto de captação, que era de 32,67mm. Já em junho a precipitação foi de 42mm, correspondente a 69,5% dos 60,43mm estimados. No mês de maio choveu na cidade 76% da média esperada, equivalente a 38,38mm dos 51,03mm que eram aguardados. Em abril, quando eram esperados 73,89mm, Valinhos chegou aos 85% das chuvas estimadas, com 62,80mm acumulados.

Ainda em março choveu 175,80mm, ficando com 121,4% da média esperada (de 144,78) e em fevereiro – que costuma ser um mês com alto índice pluviométrico – o acumulado foi de 93,40mm, representando somente 51,20% dos 182,43mm aguardados. Já em janeiro, choveu 306,40mm em Valinhos, ou seja, 140,40% da média esperada (que era de 218,25mm).

Os dados percentuais de operação – que indicam a capacidade hídrica da cidade – são disponibilizados de forma periódica, para consulta dos cidadãos, no site do Departamento de Águas e Esgotos de Valinhos (www.daev.org.br), na Sala de Situação que fica na página principal.

Ações mitigadoras

A equipe do DAEV trabalhou para evitar ao máximo o comprometimento do abastecimento no decorrer de 2022. Como medidas de enfrentamento ao período, Valinhos deu início a obras e serviços que aumentam a capacidade de captação, adução, tratamento, reservação ou distribuição de água.

Entre elas estão as obras de execução da segunda linha de adução do Rio Atibaia, para captação de mais 90 litros por segundo, que atualmente está em andamento no trecho de recalque, de 1.634 metros, em andamento. O trecho por gravidade (2,2 mil metros) foi concluído e já tem colaborado no sistema de abastecimento com a média de 30 litros por segundo.

A Autarquia Municipal também anunciou neste ano o início de operação do poço nº 5, no São Bento do Recreio, que provê ao sistema de abastecimento do bairro a média de 3,8 mil litros por hora; e tem feito a finalização de interligação do reservatório do Santo Antônio.

Neste ano a cidade ainda conta com a reutilização da água de lavagem dos filtros nas Estações de Tratamento de Água (ETA). Além disso, também está em andamento a troca da antiga rede de distribuição de água tratada nos bairros Vila Santana, Jardim Pinheiros e Parque Santana.

Outro reforço importante é a compra da água tratada de Campinas, por meio de aquisição por atacado da SANASA. O fornecimento intermunicipal tem sido, em média, de 16 litros por segundo. De 28 de junho até às 8 horas de 26 de julho foram utilizados 39.215,40m³.

Economize água sempre

Para que a cidade sempre fique longe do racionamento, a população tem papel fundamental. Entre as medidas simples que ajudam a poupar o recurso em qualquer época do ano estão: desligar a torneira ao se ensaboar durante o banho e diminuir o tempo embaixo da água do chuveiro; desligar a torneira ao escovar os dentes; limitar o uso da máquina de lavar e reaproveitar a água resultante para higienização de áreas internas e externas.

Fonte: Seção de Imprensa e Relações Públicas
Autor: Seção de Imprensa e Relações Públicas
Local: Departamento de Águas e Esgotos de Valinhos (DAEV)