12 DEZ 2022
ASSISTÊNCIA SOCIAL
Conselho da Mulher de Valinhos apresenta propostas de combate à violência contra a mulher
Além das medidas já em vigor na cidade, a implantação de um abrigo estão entre novas ações previstas para o enfrentamento à violência doméstica

O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM) apresentou propostas de combate à violência contra a mulher, em roda de conversa na Prefeitura de Valinhos, na Sala Ivan Fleury, na última sexta-feira (9). A presidente vitalícia do Conselho da Mulher, Maria Teresa del Nino J.E. de Souza Amaral, também presidente do Centro de Cidadania, Defesa dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social Dorothy Stang, esteve presente. “É muito importante a sociedade tomar conhecimento da situação do município, para que não fique invisível aos seus olhos, para que sejam trabalhadas ações numa linha de prevenção”, destacou dona Teresita, como é mais conhecida.

A presidente do Conselho da Mulher, Ana Paula Spadacci, também ponderou vários aspectos envolvendo a violência contra a mulher, entre eles o aumento de casos verificados em todo país durante o período de confinamento provocado pela pandemia da Covid-19.

Durante o encontro, o secretário da Assistência Social, Argeu Alencar da Silva, anunciou a criação do Abrigo de Mulheres em consonância com o Plano de Desenvolvimento de Valinhos da atual gestão.
Segundo ele, em janeiro de 2023 estão previstos alguns chamamentos públicos, entre eles para a criação do abrigo. “Na região, não houve interesse em um abrigo regional. Cada município estava com sua demanda”, explicou.

Além do anúncio do chamamento, ainda em fase de finalização, o secretário apontou o trabalho de conscientização e prevenção à violência doméstica realizado em Valinhos. “Há algumas propostas apresentadas pelo grupo, pedindo um trabalho em rede, envolvendo a Saúde, a Segurança Pública, além da Assistência Social. São ações que estão dentro do plano de governo da Capitã Lucimara”, adiantou o secretário.

Entre as propostas já em andamento estão o convênio com o Programa Acolhe, do Instituto Avon, que acolhe a mulher e seus dependentes por 15 dias em local seguro. A cidade também tem investido na capacitação feminina, visando sua independência financeira, com o Programa TODAS in-Rede, para mulheres com alguma deficiência, com cursos, palestras e outros.

Estiveram presentes ainda o diretor do Fundo Social de Solidariedade (FSS), Fábio Cuono, e a responsável pela Coordenadoria Especial de Políticas para Mulheres (CEPM), Marilene Santos. Na oportunidade, cada um deles contou sobre o trabalho realizado em prol da mulher. Durante o ano, o FSS promoveu vários cursos, visando à autonomia feminina. Já a CEPM iniciou uma ação junto às mulheres do Jardim Figueira, em parceria com o CRAS local.

Em parceria recém-assinada com o Ministério Público, Valinhos tem hoje o projeto Guardiã Maria da Penha, sob a supervisão da Secretaria da Segurança Pública e Cidadania. Com atendimento a 44 mulheres, o convênio previne e combate qualquer tipo de agressão; monitora o cumprimento de proteção às mulheres, com responsabilização do agressor e promove o acolhimento humanizado.