14 DEZ 2022
ASSISTÊNCIA SOCIAL
Com mais de 1.400 idosos atendidos, Centro do Idoso encerra atividades de 2022 com teatro e música
Depois de dois anos sem encontros presenciais, usuários se emocionaram ao lembrar do retorno e de todo o trabalho desenvolvido desde o início deste ano

Centro de Convivência do Idoso, vinculado à Secretaria de Assistência Social, encerrou nesta quarta-feira (14) as atividades desse ano. Os idosos assistiram ao autonatalino, com encenação do nascimento do Menino Jesus, a apresentação de violão e música e sorteio de brindes. O encerramento foi marcado pela alegria dos usuários, que lembraram que este foi o ano de retorno das atividades, depois de dois anos em distanciamento físico.

“As apresentações são feitas pelos próprios usuários. É uma forma de valorizar as atividades que realizam aqui no Centro do Idoso. Hoje, eles são os protagonistas”, explicou a supervisora do Centro, Marisa Mathias. Segundo ela, o ano foi de retorno às atividades. “Foi um ano de desafio. Já temos o planejamento do próximo ano e esperamos que todos possam voltar ao Centro do Idoso”, acrescentou ela, lembrando que ainda muitos estão preocupados na pós-vacinação.

O evento começou como autonatalino, realizado pelo grupo de teatro. A peça mostrou o povo aguardando a vinda do Menino Jesus, como um pressentimento do nascimento da bondade, do amor, do respeito ao próximo. Com direito a anjos e os três Reis Magos, o contra tenor Edmilson Pravesh encantou com sua voz suave.

Após o sorteio de brindes, foi a vez do grupo de violão comandar a festa. Entre acordes e vozes, os idosos puderam apreciar várias canções, como Chalana. Entre cada apresentação, os idosos não se cansavam de aplaudir e até fazer fotos com os “artistas”.

Acolhimento
Frequentadora há quatro anos, a moradora do Jardim Paraíso, Maria de Lourdes Querino Ribeira, recomenda às atividades do Centro do Idoso. Quando ela começou a frequentar o local, tinha sobrepeso, diabetes e colesterol, além de uma timidez. “Comecei com as aulas de Informática, com a professora Luana. Aí encontrava a Cláudia, que dava ginástica e ficava com vergonha, mas foi me cativando e decidir ir para a ginástica”, detalhou Maria de Lourdes.

Além de se livrar do sobrepeso e da diabetes, fez inúmeros amigos. Recentemente, perdeu o marido e foi os amigos do Centro do Idoso que a incentivaram sua volta. “Aqui é uma família, me sinto acolhida”, revelou. Hoje, ela participa também do grupo de teatro e foi uma das atrizes da peça.

Há mais de sete anos a moradora do Country Club, Luzia Maria Barbosa, frequenta as aulas de ginástica e não perde os eventos promovidos pelo Centro do Idoso. “Eu adoro aqui. A gente conhece  mais pessoas, tudo da mesma idade. Eu tenho um monte de amigas aqui”, afirmou ela.

A moradora do Bairro Castelo, Nilva Moreira de Santana, entrou para a Oficina da Memória este ano. “A oficina já me ajudou bastante. Eu gosto dos eventos do Centro. São sempre muito animados”, garantiu ela.

Apesar de não ser usuário do Centro do Idoso, o morador do Jardim Pinheiro, Joaquim Machado de Andrade, acompanha a esposa, Salete, em suas aulas de teatro e nos eventos. “É sempre bom estar aqui. É um lugar de reunião, de descontração, de arejar a cabeça”, finalizou.

O Centro tem mais de 1.400 idosos cadastrados que participam de diversas atividades e oficinas que promovem o bem-estar, a qualidade de vida e a interação.