16 DEZ 2022
SAÚDE
Valinhos terá Centro de Testagem de Covid-19 e Dengue a partir da próxima segunda-feira

Centro de Testagem fica nas instalações do CEV 1

A partir da próxima segunda-feira, dia 19, Valinhos terá um Centro de Testagem de Covid-19 e Dengue. A Prefeitura, por meio da Secretaria da Saúde, adequou as instalações do Centro de Especialidades (CEV 1), localizado na Avenida dos Esportes, 335 – Vila Olivo, para atender aos munícipes com sintomas de síndrome respiratória e dengue. Os atendimentos serão de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h.

“Nós estamos enfrentando um aumento expressivo de casos de Covid-19 na cidade, devido a essa nova variante da Ômicron. Portanto, nosso objetivo com o este novo Centro de Testagem é evitar a proliferação do vírus, separando os pacientes com sintomas de síndrome gripal dos pacientes que procuram a UPA para atendimentos de urgência e emergência. O novo espaço também vai agilizar o atendimento a população e otimizar o trabalho dos profissionais de saúde”, afirmou a prefeita Capitã Lucimara.

Em caso de resultado positivo, o paciente passará por consulta com o médico para receber as orientações necessárias. Os casos mais graves serão encaminhados para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) que, a partir desta data, não fará mais testagem de Covid. Os pacientes que precisarem realizar o teste devem procurar o novo Centro de Testagem de Covid-19 e Dengue.

Os pacientes com suspeita de Covid ficarão em sala separa dos que estão com suspeita de dengue, para evitar a proliferação da contaminação. Somente moradores de Valinhos poderão receber o atendimento. Para isso, é necessário apresentar comprovante de endereço e cartão SUS.

O último boletim epidemiológico, divulgado pela Secretaria da Saúde na quinta-feira, dia 15, registrou 371 casos de Covid-19 nos últimos sete dias, número inferior a semana anterior – 467 – e 1 novo óbito.

Dengue

Neste momento, Valinhos apresenta controle nos casos de dengue, com 1.138 positivos e 1.878 descartados. “Nós estamos nos preparando para o próximo período de transmissão no início do ano que vem. Com as chuvas de verão, os casos vão aumentar, então estamos planejando formas de enfrentamento à doença”, comentou o secretário Marcelo Cosentini.

Entre as ações, além do novo Centro de Testagem, estão também o aumento de efetivo de servidores, de equipamentos, de materiais e de serviços de combate e prevenção.

Local: Valinhos