23 DEZ 2022
SEGURANÇA PÚBLICA
GCM de Valinhos será matriz na integração e comunicação por novo sistema de rádio entre 34 municípios
Foto Noticia Principal Grande
Secretário de Segurança Pública e Cidadania de Valinhos, Osmir Cruz, apresenta projeto inovador de comunicação via rádio para maior integração entre as GCM's.

Projeto inovador e tem como objetivo principal a troca de informações comuns de segurança e ocorrências entre as cidades

A Prefeitura de Valinhos, sob a coordenação da Secretaria de Segurança Pública e Cidadania, será a base para a integração entre 34 municípios da região na utilização de uma nova tecnologia, via rádio, visando a comunicação em tempo real entre os municípios no combate à criminalidade. O projeto, apresentado no último encontro entre as GCM's da RMC (Região Metropolitana de Campinas) em Vinhedo, neste mês de dezembro, foi apresentando pelo secretário Osmir Cruz e será implantado nas bases operacionais das Guardas sem custo financeiro.

Para a prefeita Capitã Lucimara, que tem apostado na integração entre as forças policiais da região, assim como nos investimentos em novas tecnologias no município de Valinhos para melhorar a eficiência do trabalho de segurança pública, o projeto é mais uma ação que contribuirá para a redução da criminalidade.

“O projeto é inovador e tem como objetivo principal a troca de informações comuns de segurança e ocorrências entre as cidades integrantes, visando a otimização na prevenção de delitos. Esse sistema via rádio visa agilizar o contato entre cidades vizinhas, visto que este contato hoje é feito por telefone ou WhatsApp. Por Valinhos, passamos também esse ano a integrar a moderna Central Regional de Inteligência e Monitoramento e em janeiro vamos inaugurar o nosso COI, o Centro de Operações de Inteligência”, destaca a prefeita.

De acordo com o secretário Osmir Cruz, no encontro regional que contou com a presença de 15 representantes da área de segurança pública da RMC, além do coordenador da CRIM (Central Regional de Inteligência e Monitoramento), Willian Barbanera, que também é diretor do Departamento de Planejamento e Administração da Secretaria de Segurança Pública e Cidadania de Valinhos, o novo sistema de comunicação integrada, via rádio, será uma solução inovadora, utilizando a tecnologia LTE/IP.

“Esta tecnologia utilizará a rede da operadora de telefonia e a rede IP local com internet para promover a conectividade, criando uma comunicação direta emergencial entre as guardas vizinhas via PTT, da sigla americana ‘Push To Talk’, ou seja, apertar para falar. Os equipamentos serão fornecidos pela empresa parceira na implantação do projeto em nível regional através de PoC, do termo Prova de Conceito, numa etapa de testagem para verificarmos a sua eficácia e durante o período de 12 meses sem custo algum para as GCM's”, explica o secretário Osmir.

O diretor de soluções da empresa parceira, Radioforce Tecnologia e Telecom, Dyego Felix, conta que a implantação do projeto na RMC sairá à frente de outras regiões do estado, em até 30 dias após a assinatura do termo pelas cidades que participarão do projeto.

“Já temos diálogos em várias outras regiões do Estado e estamos iniciando também tratativas para parceria com o Cioeste, que é o Consórcio das Guardas da Região Oeste da Área Metropolitana de São Paulo. Aqui na RMC sairemos na frente das demais regiões, pois a integração entre as GCM’s está bastante consolidada, há uma visão do fortalecimento da comunicação direta e em tempo real entre essas forças de segurança. O feedback que tive na reunião foi muito positivo, realmente é uma solução necessária e de extrema importância para as Guardas Municipais, podendo integrar essa comunicação com Polícia Militar e Bombeiros”, destaca o diretor da empresa.

Fonte: Departamento de Comunicação - Prefeitura de Valinhos