12 JAN 2023
DAEV
DAEV faz travessia da segunda linha da adutora do Rio Atibaia
Obra segue em andamento no trecho por recalque e em área rural

O Departamento de Águas e Esgotos de Valinhos (DAEV) fez na terça-feira, dia 10, a travessia da tubulação do trecho de recalque da nova adutora de água bruta do Rio Atibaia. A ação ocorreu na altura do KM 119 da Rodovia Dom Pedro I, seguida dos trabalhos para conexão da travessia à tubulação. A travessia teve a extensão de 60 metros e foi realizada por meio do Método Não Destrutivo (MND), metodologia de trabalho que é considerada mais ágil e eficiente em comparação com a abertura de valas a céu aberto na extensão de toda a rua, diminuindo a necessidade de escavações e consequentes transtornos à população.

“Estive pessoalmente na obra no dia da passagem da tubulação acompanhando os trabalhos muito bem desempenhados pelo DAEV. Tudo tem sido feito com muito profissionalismo e qualidade, para aumentarmos a capacidade hídrica de nossa cidade”, falou a prefeita, Capitã Lucimara.

A duplicação da nova adutora do Rio Atibaia vai ajudar Valinhos a captar mais 90 litros por segundo de água bruta do Rio Atibaia, com o fortalecimento de 7,7 milhões de litros por dia no sistema de abastecimento da cidade, volume suficiente para atendimento de cerca de 42 mil moradores. A cidade tem outorga para captação de 340 litros por segundo do manancial.

A parte em construção da nova linha de captação de água bruta tem o total de 3.834 metros. A extensão por recalque – e em área rural – é a que está em execução neste momento. Já o trecho por gravidade, de 2,2 mil metros e executado em área urbana, foi finalizado e interligado pelo DAEV em 17 de agosto de 2022. “O trecho por gravidade foi executado em tempo recorde pela Autarquia, para que pudesse entrar em operação ainda no período de estiagem severa e contribuiu com a média de 35 litros por segundo para o abastecimento de Valinhos”, falou o presidente do DAEV, o engenheiro civil e sanitarista, Walter Gasi.

Fonte: Seção de Imprensa e Relações Públicas
Autor: Seção de Imprensa e Relações Públicas
Local: Departamento de Águas e Esgotos de Valinhos (DAEV)