16 JAN 2023
GABINETE DA PREFEITA
Em Ato Ecumênico, 72ª Festa do Figo e 27ª Expogoiaba recebe cinco representantes religiosos pela 1ª vez

Realizado no último domingo (15), o Ato Ecumênico da 72ª Festa do Figo e 27ª Expogoiaba contou com a participação de cinco representantes das religiões Católica, Umbanda, Evangélica, Budista e Espírita, que se apresentaram conforme ordem definida em sorteio: padre Carlos José Nascimento, Pai Joãozinho Galerani, pastora Mirian Pereira,  Khensur Geshe Janchub Choeden e Maristela Succi Bosso.

Os vereadores Alexandre Japa, Fábio Damasceno, Marcelo Yoshida e Simone Bellini estiveram presentes, com a prefeita Capitã Lucimara Godoy, que reforçou o sentimento de recomeço da festa, após dois anos sem realização devido à pandemia, e sua importância para os produtores e para o valinhense. “Esta festa prova que vida sempre vence. Estamos celebrando a vida, a paz, a união”, disse a prefeita.

Os representantes das religiões abençoaram a 72ª Festa do Figo e 27ª Expogoiaba, pregando a paz e o amor, além de enaltecer o trabalho dos produtores e a perseverança da população, na manutenção da tradição.

Com a mão postada, o padre Carlos José Nascimento fez uma oração pelo êxito da Festa do Figo e Expogoiaba. “Pai Redentor damos graças pelos benefícios recebido de Deus”, iniciou o padre, que exaltou as pessoas que sabem compartilhar. O Pai Joãozinho Galerani também aproveitou a oportunidade para explicar a Umbanda, entregando um documento à prefeita. “É preciso desmistificar as religiões, para evitar preconceitos”, afirmou. A pastora Mirian Pereira agradeceu em nome da OMEV (Ordem dos Ministros Evangélicos de Valinhos). “Gostaria de falar um pouco sobre Deus. Um Deus de festa, de alegria, de unidade. Ele é um Deus onde reina o amor”, explicou.

Com tradução do inglês feita pelo tradutor Plínio Tsai, o budista tibetano  Khensur Geshe Janchub Choeden pediu a união dos povos e a preservação ambiental. “Não é um momento de divisão, de guerra. Que seja promovida a paz”, pediu o budista. A representante do espiritismo, Maristela Succi Bosso, comentou que a festa nasceu do idealismo colaborativo da sociedade, que buscou a solução sobre a construção da igreja na época e a perda do figo. “É possível solucionar um problema quando há união”, encerrou Maristela.

Foram entregues aos representantes religiosos uma cesta com os produtos da festa, principalmente o figo e a goiaba. Também esteve presente a corte, composta pela rainha Bruna Fernanda Fida dos Santos e pelas princesas Isabela de Castro Mapeli e Beatriz de Souza Silva Araújo. O evento encerrou com o violeiro Robson Furiozo, também maestro da Orquestra de Violas da Cultura Caipira de Valinhos, com a oração universal Pai Nosso.

72ª Festa do Figo e 27ª Expogoiaba
Dias: 13 a 29 de janeiro
Local: Parque Municipal Monsenhor Bruno Nardini
Endereço: Endereço: Rua Dom João VI, s/n - Jardim Planalto

Abertura dos portões:
Sextas-feiras: a partir das 18h, com exceção do dia 20 (Feriado de São Sebastião, padroeiro do município), que será a partir das 10h.
Sábados e domingos: a partir das 10 horas

Estacionamento (para visitantes)
Preço: $ 20,00
Vagas: Aproximadamente 500