23 JAN 2023
GABINETE DA PREFEITA
Valinhos inicia obras emergenciais em 8 locais críticos e pedirá ajuda ao governo estadual

Medidas foram tomadas após estragos provocados pelas fortes chuvas acima da média desde dezembro e risco de agravamento

O Comitê de Crise – Operação Chuvas Intensas da Prefeitura de Valinhos se reuniu novamente na última quinta-feira (19) e a prefeita Capitã Lucimara Godoy anunciou o início de obras emergenciais em oito locais considerados críticos. “Após vistorias e uma ampla análise técnica dos 13 pontos mencionados no relatório da Defesa Civil, foram priorizados oito locais que demandam intervenção imediata não somente pela condição em que estão, mas também pelos riscos de agravamento”, explica a prefeita.

Segundo o secretário de Serviços Públicos, Mário Ivo Mengon, integrante do Comitê de Crise, as obras serão realizadas na Rua Antonio Musselli, onde há erosão na altura do n° 179 e n° 221; Rua Ernesto Pochio (Av. Beira Rio), no emissário Daev e aduelas; Ponte de Madeira do Bairro Sigrist (utilizada para acesso a escola e com risco de cair); Rua Laerte de Paiva, n° 1.356 (anexo ao salão vila primavera), às margens da estrada do Macuco; Ricardo Capovilla (Silvestre Chiari) e Reforma Agrária. “O objetivo é prevenir consequências graves, como rompimento de vias e desabamento, reestabelecendo a ordem na cidade, pois a cada chuva esses problemas agravam”, declara.

De acordo com o secretário de Governo, Crislânio Lopes, membro do Comitê de Crise, o investimento previsto é de aproximadamente R$ 14 milhões. “A Prefeitura de Valinhos fará esse investimento com recursos municipais e paralelamente a prefeita já está acionando o governo estadual para solicitar envio de mais recursos a Valinhos”, ressalta.

O secretário de Segurança Pública, Osmir Cruz, também integrante do Comitê de Crise, acrescenta que além dos pontos críticos neste momento, há ainda outros locais da cidade monitorados pela Defesa Civil em âmbito estadual devido à necessidade histórica de obras de grande porte. “Por isso, essa ajuda que a prefeita vai pedir ao governo e o protocolo feito pela Defesa Civil com pedido de apoio são fundamentais”, acrescenta.

Rafael Bassi, novo secretário de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, também participou da reunião, além de outros integrantes do Comitê. José Augusto Francisco Urbini, secretário de Assuntos Jurídicos em exercício, reitera que todos os procedimentos administrativos para a contratação da empresa que fará as obras emergenciais são realizados conforme o Decreto 11.468/2023, que instituiu o estado de emergência em Valinhos no dia 6 de janeiro.

Além dos estragos provocados pelas fortes chuvas, os impactos sociais e econômicos e a previsão de mais chuvas evidenciaram a necessidade de contratações emergenciais para minoração dos prejuízos.

Dados coletados na Estação de Captação do Rio Atibaia, localizada no KM 119 da Rod. Dom Pedro I, mostram que em 2023, até às 7h da última quinta-feira (19), Valinhos já ultrapassou a média mensal de chuva para o mês de janeiro todo, que é de 223,74 mm, totalizando acúmulo de 247,20 mm.