23 JAN 2023
FUNDO SOCIAL
GABINETE DA PREFEITA
72ª Festa do Figo e 27ª Expogoiaba atraiu mais de 93 mil pessoas no 2º final de semana
Evento termina no próximo dia 29 com grandes atrações e tradições

O segundo final de semana da 72ª Festa do Figo e 27ª Expogoiaba atraiu 93.656 pessoas, entre valinhenses e turistas. Com público variado, todas as atrações superaram as expectativas do público, incluindo o Passeio de Motociclistas, que aconteceu no domingo (22). Os produtores também estão satisfeitos com os resultados do leilão de frutas. O evento encerra neste terceiro e último final de semana, entre os dias 26 e 29.

Segundo a comissão organizadora, desde o início do evento, passaram 157.342 pessoas pelo Parque Municipal Monsenhor Bruno Nardini, que curtiram aos shows, passearam nos pavilhões de frutas, comerciais e de artesanatos, aproveitaram os roteiros de passeios do Agroturismo, Trenzinho Turístico e City Tour, a vasta praça de alimentação, assistiram ao Tombo da Polenta e à Pisa da Uva, entre outras atrações.

Segundo o presidente do Sindicato Rural e Associação Agrícola de Valinhos e Região, Pedro Sidnei Pellegrini, os produtores estão satisfeitos com o resultado do segundo fim de semana. “Fizemos um dos melhores leilões. Conseguimos que o figo do 1º lugar fosse arrematado por R$ 1.100”, confirmou, lembrando que a caixa tem 15 “frutas”. Para ele, o leilão superou as expectativas. “Todos os produtores estão muito felizes. Um sucesso”, acrescentou.

O leilão acontece todo domingo, a partir das 13h, em frente ao Palco Frutas, após a apresentação da Orquestra de Violas.

Música e Motos
A abertura dos grandes shows no Palco 2 foi com o DJ Alok e sua música eletrônica, na última sexta-feira (20). Já no sábado (21), foi a vez de Gustavo Mioto e, no domingo (21) foi a apresentação da Turma do Pagode. Os shows ficaram lotados e os artistas foram aplaudidos inúmeras vezes pelo público, que curtiu até o último minuto.

Já os regionais e locais agradaram muito pela diversidade, com presenças de artistas gospel, de rock, de MPB, sertanejo e outros estilos, nos Palcos Fruta (Palco 1), Tenda do Rock (Redondel) e Restaurante.

Com mais de 300 participantes, o Passeio de Motociclistas, que percorreu as principais vias da cidade, também atraiu muitos motociclistas, simpatizantes de motocicletas e triciclos da cidade e do Estado. O evento encerrou na Tenda do Rock, com show da Banda Pendulun Creedence Cover.

Mais atrações
Quem compareceu neste final de semana contou com várias atrações, que terão ainda no 3º e último final de semana da festa (26 a 29).

Os passeios pelas propriedades rurais e locais históricos tiveram grande procura. Os ônibus do roteiro do Agroturismo saiam lotados do recinto em direção à área rural da cidade, com os guias explicando a história da cidade e dos produtores. Os passeios são feitos todos os sábados e domingos, das 9h às 16h. O roteiro passa por propriedades nas quais os visitantes conhecerão lindas paisagens, o cultivo do figo e da goiaba, a produção de doces típicos e poderão degustar vinhos e licores artesanais. O valor do ingresso é de R$ 30.

Já os passeios de Trenzinho Turístico e o City Tour, feito de micro-ônibus e com guias e monitores, foram muito procurados pelas famílias e grupos turísticos. Acontecem aos sábados e domingos, com saída no Portão 7, a partir das 10h, com ingressos a R$ 15.

O trenzinho percorre a Praça Brasil 500 Anos, o Centro de Artes, Cultura e Comércio (CACC ) Adoniran Barbosa; Terminal Rodoviário, Monumento Mãe Valinhos, Praça Washington Luís e a Paróquia da Matriz São Sebastião. Com duração média de 20 minutos.

O itinerário do City Tour inclui passagem pela Casinha de Figo com Chocolate, localizada em um dos pontos mais alto, podendo ver a cidade inteira, além de poder provar os deliciosos doces de figo com chocolate e morango. Também passa pela Vinícola Villa Tordin, que foi fundada em 2004 e produz cerca de 6 mil litros de vinho artesanal. O roteiro inclui ainda um tour panorâmico num dos locais mais belos, a Fonte Sônia Renova, com duração média de 1h50.

Um dos pontos altos da festa foram o Tombo da Polenta e a Pisa de Uva, que acontece no Restaurante, a partir das 14 horas. Animado com música italiana, com palmas e bateção de panelas, o Tombo atraiu muitos visitantes, que assistiram a um panelão gigante, que entornou meia tonelada de polenta. A Pisa aconteceu em seguida no mesmo espaço e com a mesma animação, inclusive com a prefeita Capitã Lucimara abrindo ambos espetáculos.

Ambos eventos são idealizados, preparados e organizados pela Associação Italiana de Valinhos, em conjunto com Comissão Organizadora e a Paróquia São Cristóvão, desde 2014.

O Parque de Diversão foi muito bem frequentando por crianças e adultos. Ao todo, puderam usufruir de 20 tipos de brinquedos. Entre eles o Kamikaze; Disko; Magic Dream; Samba; Brucomela; Crazy dance; Amor express; Roda gigante; Autopista; Barco Viking; Trenzinho; Cama elástica; Fusca; Truck; Carrossel; Helicóptero; Aviões; Carrossel Disney; Dumbo; e Tobogã Inflável.

A praça de alimentação teve para todos os gostos, do italiano aos lanches, incluindo muita guloseima. Teremos a Barraca Italiana; o Festival do Torresmo; o Food Trucks (com lanches diversos); e comida nordestina.

Teve ainda pastel; Pizza Cone; Crepe Francês e Suíço; milho; porções; e espetinho. Para quem gosta terá ainda churros; sorvete; doces; vinho; chopp, refrigerantes; e água de coco. Além da Tenda da Asserutil, com seus tradicionais lanches de calabresa, hambúrguer, pernil e mortadela, incluindo a parte de bebida (água com e sem gás, cervejas e refrigerantes).

PROGRAMAÇÃO DE SHOWS (27,28 e 29)
DIA 27 (SEXTA-FEIRA )
Rick e Renner

DIA 28 (SÁBADO)