25 JAN 2023
Morcego testa positivo para raiva e Zoonoses intensifica prevenção

Moradores da região onde o animal foi encontrado receberam orientação sobre a necessidade de vacinação de cães e gatos

Um morcego testou positivo para raiva em Valinhos. O animal havia sido encontrado no início deste mês no Parque Portugal e o resultado do exame feito pelo Instituto Pasteur, em São Paulo, foi divulgado nesta quarta-feira (25) pelo Centro de Controle de Zoonoses.

A equipe de Zoonoses da Prefeitura de Valinhos já realizou um levantamento do entorno do local onde o animal foi encontrado e fez um trabalho de orientação aos moradores, individualmente, em cada residência, numa área de cerca de 500 metros.

Os tutores de cães e gatos foram orientados a levar seus animais para a vacinação contra a raiva no Centro de Controle de Zoonoses, situado à Rua Luiz Bissoto, nº 555, no Bom Retiro. O procedimento é realizado por agendamento através dos números 3829-1252 ou 3849-6560.

“É muito importante que as pessoas levem os animais para vacinar, uma vez que foi detectado esse morcego com resultado positivo de raiva e hoje recolhemos outro morcego caído durante o dia na mesma região e vamos enviar para diagnóstico”, enfatiza o secretário de Saúde, Marcelo Cosentini.

Vacinação

Desde 2018 o governo de São Paulo adotou um novo modelo de vacinação contra a raiva em cães e gatos. O método antigo, de postos volantes que ficavam nos bairros, não é mais aplicado, mas Valinhos dispõe de um posto fixo de vacinação o ano todo, que fica no Centro de Controle de Zoonoses. Porém. “A vacinação anual de cães e gatos continua sendo necessária. Ressaltamos que, sempre que encontrar um morcego caído em sua residência ou imóvel, ligue para o Centro de zoonoses para que possamos enviá-lo para análise quanto a raiva”, enfatiza.

Centro de Controle de Zoonoses
Rua Luiz Bissoto, 555 – Bom Retiro