30 JAN 2023
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E INOVAÇÃO
Poupatempo de Valinhos chega a 13 mil atendimentos em seis meses
Para ser atendido na unidade, é necessário agendar data e horário em canais digitais

O Poupatempo de Valinhos já alcançou a marca de 13,3 mil atendimentos no primeiro semestre de implantação pelo Governo do Estado em parceria com a Prefeitura de Valinhos. Desde que passou a atender os munícipes, em 1º de junho de 2022, a procura pelos serviços da unidade só tem aumentado. Entre os serviços mais solicitados de junho a dezembro estão os de RG, com mais de 7 mil atendimentos, e Carteira Nacional de Habilitação (CNH), com cerca de 4 mil solicitações.

Para ser atendido na unidade, é necessário agendar data e horário pelo portal, aplicativo ou totem de autoatendimento instalado na unidade, localizada no centro comercial do Caribe Center, na Estrada Municipal, 415 (esquina com a Rua João Previtale, 2.800, no Jardim São Marcos). O link para o agendamento online dos serviços no Posto de Valinhos é o https://www.poupatempo.sp.gov.br/wps/portal/poupatempoTaOn/locais-atendimento

Os dados do primeiro semestre em funcionamento do Poupatempo de Valinhos foram divulgados pela assessoria da Prodesp, que é a Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo, responsável pela prestação dos serviços. A unidade do Poupatempo na cidade foi implantada pelo Governo do Estado, em parceria com a gestão da prefeita Capitã Lucimara. A administração municipal ofereceu todo o suporte desde a implantação e custeia os custos de locação do imóvel.

“Os moradores de Valinhos, e até mesmo de cidades vizinhas que antes tinham que se deslocar até Campinas para receber atendimento nos postos do Poupatempo, contam já há sete meses com todos os serviços oferecidos pela nossa unidade em um espaço bem localizado, com total infraestrutura e estacionamento gratuito. Para nossa administração, é motivo de muito orgulho saber que os serviços estão sendo bem procurados pelos munícipes, alcançando a marca de 13,3 mil atendimentos somente nos seis primeiros meses”, diz a prefeita Capitã Lucimara.

"O Poupatempo de Valinhos foi uma importante conquista do plano de governo da prefeita Capitã Lucimara que determinou, pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, que disponibilizássemos todo o apoio e suporte para a sua viabilização junto ao Prodesp, dentro do Programa Municipal de Empreendedorismo Desenvolve Valinhos”, acrescenta o secretário da pasta, Rafael Agostinho.

Para os moradores que já utilizaram o Poupatempo de Valinhos, a prestação dos serviços oferecidos é essencial. Moradora do Jardim Paraíso, Neide Aparecida Silva Brito, de 60 anos, que procurou o atendimento pela primeira vez em outubro do ano passado, elogiou a iniciativa da Prefeitura de trazer para Valinhos uma unidade do Poupatempo. “Ficou muito bom porque está mais perto e não tem muita gente pra ser atendida, aqui é mais tranquilo. Em Campinas eu tinha que pagar estacionamento. É um serviço que funciona, prático e rápido”, falou.

“Sempre que precisava eu costumava ir pra Campinas num dos postos, mas pude fazer aqui mesmo em Valinhos a renovação da minha habilitação e achei muito mais tranquilo e rápido, e fui muito bem atendida”, comentou Lucidalva de Souza Ribeiro, 40 anos, moradora da Vila Sonia. Leandro Fanton, de 19 anos, e morador de Vinhedo, também ficou contente de contar com a unidade de Valinhos. “Vim aqui que é bem mais perto que Campinas, para tirar um novo RG. Eu também gostei deste lugar onde não precisamos pagar pelo estacionamento”, destacou.

Saiba mais

O posto do Poupatempo de Valinhos tem capacidade para realizar até 400 atendimentos por dia (presencial e eletrônico). É o 32º da Região de Campinas, beneficiando uma população de 130 mil habitantes. Na unidade são oferecidos serviços que dependem da presença do cidadão para sua conclusão, como a solicitação de RG (primeira via e alteração de dados), do Detran-SP, da CDHU, entre outros. O posto também conta com um totem para realização de serviços eletrônicos e ajuda de funcionários do órgão que dão todas as orientações necessárias. As demais opções estão disponíveis online e podem ser realizadas com conforto e segurança, sem precisar sair de casa.

Atualmente, são mais de 200 serviços nos canais eletrônicos – site, app e totens –, que incluem a segunda via e renovação de CNH, licenciamento de veículos, consulta de IPVA, Carteira de Trabalho, seguro-desemprego, entre outros. Para ser atendido na unidade de Valinhos, o cidadão deve realizar o agendamento de data e horário obrigatório, pelo portal www.poupatempo.sp.gov.br ou aplicativo Poupatempo Digital.

Serviço – Poupatempo de Valinhos

Horário de atendimento: Segunda a sexta, das 9h às 17h; e aos sábados, das 9h às 13h.
Endereço: Estrada Municipal, 415, no Centro Comercial Caribe Center (esquina com a Rua João Previtale, 2.800, Jardim São Marcos).