31 JAN 2023
SERVIÇOS PÚBLICOS
Valinhos pede providências de concessionária devido aos alagamentos no Joapiranga e na Dom Pedro

Representantes da Artesp estiveram hoje na Prefeitura para discutir alternativas

O secretário de Serviços Públicos de Valinhos, Mario Ivo Mengon, e o vereador César Rocha, líder de governo da prefeita Capitã Lucimara de Godoy na Câmara Municipal, se reuniram nesta terça-feira (31) com representantes da Agência de Transportes do Estado de São Paulo (Artesp) e da concessionária Rota da Bandeiras para discutir soluções para o problema de inundação do Ribeirão Pinheiros na confluência com a Rodovia D. Pedro I (SP-065). Técnicos e engenheiros também participaram do encontro.

Em dezembro do ano passado, a Dom Pedro I precisou ter o trânsito interditado por três horas na altura de Valinhos. O motivo, segundo a concessionária Rota das Bandeiras, foi o transbordamento do Ribeirão Pinheiros por conta do temporal que atingiu a região. A água invadiu a pista e a interdição foi necessária nos dois sentidos.

“A reunião foi chamada pela Artesp, devido ao problema registrado no final do passado, e pediram nossa ajuda. Aceitamos contribuir desde que seja uma solução conjunta, envolvendo Campinas e Vinhedo também, pois a região recebe águas dessas cidades. Por isso, defendemos a necessidade de uma parceria com essas cidades e com o consórcio PCJ para monitorar a quantidade de água”, afirma Mario.

JOAPIRANGA

De acordo com o secretário, foram tratados ainda vários problemas de águas pluviais da Rodovia Magalhães Teixeira, que tem concessão da Rota das Bandeiras. “São problemas que afetam muito os moradores do bairro Joapiranga, especialmente na Alameda Itatinga, onde a água invade as residências”, explica.

O vereador César Rocha, que havia questionado inclusive a Prefeitura sobre as providências, defendeu os moradores na reunião, ao reforçar o pedido de soluções rápidas. “Foi um diálogo importante para a construção efetiva de soluções, de medidas concretas”, ressalta.

Mario Ivo também aproveitou a presença dos representantes da Artesp para discutir problemas de águas pluviais na Rodovia Anhanguera, no trecho da concessionária AutoBan, e os problemas ocasionados na Alameda Itajubá.

“Foi uma aproximação importante, pois o governador [Tarcísio de Freitas] está se aproximando do município. Também tratamos da iluminação do trevo em cima da Rodovia Anhanguera, no trecho do portal da cidade”, afirmou.

Segundo o secretário, uma nova reunião será agendada para dar continuidade nos assuntos tratados hoje.

Local: Valinhos