07 FEV 2023
Idosos de Valinhos recebem Reiki e fazem meditação
Novas terapias fazem parte da comemoração dos 40 anos do Centro de Convivência
O Centro de Convivência do Idoso Roque Palácio, vinculado à Secretaria da Assistência Social da Prefeitura de Valinhos, em parceria com a Secretaria da Saúde, por meio do Departamento de Programas e Projetos (DPP), retoma as atividades com as Práticas Integrativas e Complementares em saúde (PIC's) Reiki e Atenção Plena (Meditação). O Reiki será ofertado somente aos usuários do espaço, iniciando as atividades na próxima quinta-feira (9), a partir das 9h30, com horário agendado. Já o programa de Atenção Plena será ministrada em curso de oito encontros, com início em maio. O retorno de ambas atividades faz parte da programação comemorativa dos 40 anos de existência do Centro de Convivência.

Inicialmente, o retorno do projeto Mãos de Luz– Idosos Reikianos, que começou em 2016 e estava suspenso, será somente como atividade oferecida aos usuários do Centro do Idoso e não, como formação de curso. “O Reiki (assim como a Atenção Plena) é reconhecido como terapia integrativa pelo SUS. Nossos usuários terão acesso a quatro sessões, sempre às quintas-feiras”, explicou a supervisora do espaço, Marisa Mathias.

“O segundo passo do projeto será a retomada desses atendimentos nas UBS's, para a população em geral”, afirma o coordenador do projeto, Wellington Arruda, servidor público da Secretaria da Saúde. Segundo ele, o trabalho era realizado antes da pandemia, proporcionando bons efeitos terapêuticos, como redução dos sintomas de ansiedade, depressão, estresse e dores.

Também sob a coordenação de Wellington Arruda, a Atenção Plena, conhecida também por Mindfulness, refere-se a diversas iniciativas mundiais em programas que visam à redução do estresse, entre outros diversos problemas de saúde, e promoção de qualidade de vida e desenvolvimento de habilidades relacionais e autoconhecimento por meio de práticas de desenvolvimento da consciência do momento presente.

“Trabalha a parte cognitiva, com estimulações cerebrais”, afirmou Marisa. Segundo ela, ainda sem data para começar, apenas o mês de maio, os idosos interessados já podem procurar o Centro do Idoso para se inscrever no curso. “Haverá também essa proposta, prevista para o mesmo mês, para demais interessados de diversas idades na rede de saúde”, complementa o coordenador do projeto, Wellington.

Em parceria com a Secretaria da Cultura, o grupo de teatro do Centro do Idoso retornou também suas atividades na última segunda-feira (6). Quem se interessar em participar, é só fazer a inscrição no local

Reiki
O Reiki é uma técnica criada no Japão que consiste na imposição de mãos para transferência de energia, acreditando ser possível alinhar centros de energia do corpo, conhecidos como chakras, promovendo o equilíbrio energético, necessário para manter o bem-estar físico e mental.

Logotipo
O Centro do Idoso apresentará seu logotipo novo na festa de Carnaval, marcada para dia 17, a partir das 13h30. Segundo os próprios usuários, a imagem utilizada no logotipo antigo não condizia mais com a vitalidade deles. “Então, como tem a comemoração dos 40 anos de existência, pensamos que era hora de modernizar, atualizar a imagem do idoso”, finalizou Marisa.

Mais informação no Centro do Idoso, que fica a Rua Campos Salles, 49, Centro, ou pelo telefone   (19) 3869-2013.