14 FEV 2023
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E INOVAÇÃO
Prefeitura de Valinhos oferece apoio para ampliar visitação ao Parque ARA, localizado em área rural
Além da conservação ambiental, objetivo é atuar na conscientização e valorização do patrimônio natural e fomento do turismo na região

Em uma nova ação voltada ao desenvolvimento do turismo sustentável em Valinhos, a Prefeitura, por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, busca oferecer uma parceria à gestão do Parque ARA (Parque Estadual Assessoria de Reforma Agrária), na área rural do município, para incentivar a visitação e promover a conscientização do meio ambiente. Em visita à área, representantes da Secretaria fizeram esta semana o reconhecimento do parque vislumbrando possíveis projetos em conjunto, para melhorias no atrativo e aumentar a visitação de munícipes, turistas e envolver as escolas.

O Parque ARA, localizado na Estrada Luiz de Queiroz Guimarães, km 5, na Reforma Agrária, foi fundado em 1969 e está sob a gestão da Fundação Florestal. É considerado o menor parque do estado, com 64 hectares, área equivalente a 60 campos de futebol. Mas, embora tenha pouca extensão territorial, o Parque abriga uma grande diversidade de plantas e animais.

Sua vegetação é formada por remanescentes da Floresta Estacional Semidecidual (bioma da Mata Atlântica), caracterizada por duas estações bem marcadas, uma seca e outra chuvosa, com espécies arbóreas de grande porte, como jatobás, perobas, canelas e jequitibás. Quanto à fauna, foram observadas aves, como papagaios, tucanos, maritacas, seriemas, e mamíferos, como cachorros-do-mato, tatus, quatis, veados e cutias.

O secretário da pasta, Rafael Agostinho, acompanhado dos diretores de departamento Mônica Santos (Turismo) e Aluísio José Mamprin Brunello (Agricultura), participou da visita guiada pelo gestor do parque, Benedito França, que acompanhou a equipe da Prefeitura no percurso das 3 trilhas existentes.

“A ideia é otimizar o potencial turístico de Valinhos que desde 2021, na gestão da prefeita Capitã Lucimara, já passou a integrar o Mapa do Turismo Brasileiro, e também tem potencial enorme no segmento ambiental e especialmente nesta região rural. E o Parque da ARA tem as condições favoráveis para ter mais visitação. Assim, estamos estudando a possibilidade junto ao Governo do Estado de incluirmos na área do parque uma ciclorrota no mesmo trajeto do gasoduto que passa no seu interior, como uma das opções. O fomento da atividade turística e de lazer na localidade poderá contribuir para a ampliar a utilização do parque e também para a conservação ambiental, conscientização e valorização do patrimônio natural”, destaca o secretário Rafael.

“A visita ocorreu para fazermos o reconhecimento do parque e vislumbrar possíveis projetos em conjunto para melhorias no atrativo e visitação de munícipes, turistas, escolas, entre outros”, explica a diretora Mônica. Segundo ela, atualmente o Parque recebe visitantes a partir do agendamento direto com a Fundação Florestal, pelo telefone 3881-3869 ou e-mail: beneditoff@fflorestal.sp.gov.br. A Associação Amigos do Vali também promove trilhas monitoradas a grupos de turistas na área do Parque e os interessados podem se informar pelo número de telefone (19) 98153-7537.

ORIGEM

A origem do Parque ARA está associada às terras resultantes da Fazenda Capivari, que foi loteada em diversos sítios pelo governo do Estado, por meio da então Assessoria de Revisão Agrária, e destinados a assentamentos rurais nos idos dos anos 1960. Daí vem seu nome, uma abreviação do antigo órgão institucional. A unidade é cortada pelo córrego da Fazenda, afluente do rio Capivari.
Fonte: Departamento de Comunicação - Prefeitura de Valinhos