14 FEV 2023
EDUCAÇÃO
Com 76% do serviço já executado, obra da Cemei Emely Tófolo Machado, na Capuava, entra na reta final
Prédio de antiga unidade passa por uma série de reformas e ampliação para ser transformado em creche e abrigar 80 crianças

As obras no prédio que antes abrigava a EMEI (Escola Municipal de Educação Infantil) Emely Tófolo Machado, no bairro Capuava, e que está sendo transformada em uma nova unidade de CEMEI  (Centro Municipal de Educação Infantil), avançou nesta semana. Mesmo com o recorde de chuvas em janeiro em Valinhos, as reformas de adaptação e ampliação do prédio promovidas pela Prefeitura com a coordenação da Secretaria de Educação, já chegam a 76%.

O projeto prevê adequações às normas sanitárias, adequação das salas para atendimento de aproximadamente 80 alunos de maternal 1 e 2, construção de sanitários para a faixa etária a ser atendida, adequação para acessibilidade e novo layout para secretaria, diretoria e sala de professores, com a inclusão do antigo centro comunitário à futura CEMEI.

Nos últimos dias, a empresa contratada para os serviços atua em várias frentes com a instalação das divisórias e pias em pedras dos banheiros, de todas as esquadrias metálicas, retirada dos mourões e alambrados para a substituição por gradil e reforma completa da sala dos professores. Numa próxima fase das obras está prevista pintura interna e externa completa da escola, colocação das bancadas, instalação de para-raios e limpeza geral. A expectativa é que as obras sejam entregues em maio.

“As obras de reforma e ampliação do prédio para a implantação da nova CEMEI fazem parte de uma série de novos investimentos na área da Educação, iniciados em 2022, com o retorno às aulas presenciais após o período mais crítico da pandemia, e que em 2023 prosseguem para melhor atender aos alunos matriculados na rede de ensino municipal. Com a realização das obras de reforma e ampliação desta unidade, a previsão é que sejam oferecidas mais 80 vagas pela Prefeitura que, somadas às vagas das CEMEI’s do São Luiz e Nova Palmares, entregues no ano passado, atenderão cerca de 380 alunos”, destaca a prefeita Capitã Lucimara.

Conforme explica a secretária de Educação, Claudineia Vendemiatti Serafim, em novembro de 2022 havia 615 crianças aguardando na lista de espera para acesso às creches e atualmente esse número caiu para 215. “E logo esperamos conseguir acomodá-las, pois estamos chamando mais professores para atuarem em breve nessas duas creches novas que inauguramos no ano passado e que possuem capacidade para receber mais alunos, onde iremos conseguir abrir mais salas. Faremos isso neste ano para atender toda a demanda e zerar a fila. Para a nova Cemei no Capuava que está em obras, já estamos adiantando a compra de móveis e materiais para, tão logo as obras estejam concluídas, darmos início ao funcionamento da unidade”, fala a secretária.

Além das novas instalações para ampliar o número de vagas em creches e desta forma reduzir a fila de espera na educação infantil, a secretária Claudineia destaca que a Prefeitura tem promovido, dentro do Programa Municipal Valinhos Educação Inovadora, uma série de outros investimentos que já incluíram a instalação de computadores, lousas digitais e projetores nas escolas; formação contínua de educadores; implantação de novos projetos pedagógicos com a inserção de kits de materiais pedagógicos para trabalhos com os alunos em sala de aula e com a família, além de ações envolvendo reforço escolar e recuperação para os alunos que tiveram prejuízos no aprendizado em função da pandemia da Covid-19.

“Para 2023 há uma série de ações em pauta visando a melhoria estrutural da rede de ensino com a implantação de novos projetos pedagógicos, formações dos educadores, tecnologias digitais e benfeitorias nas unidades escolares”, completa Claudineia.
Fonte: Departamento de Comunicação - Prefeitura de Valinhos