17 FEV 2023
CULTURA
Prefeitura lança documentário “Memórias Vivas” em homenagem aos produtores rurais de Valinhos

Obra será apresentada também aos alunos da rede municipal

O documentário “Memórias Vivas”, iniciativa da Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria da Cultura, foi lançado nesta quinta-feira (16) no Teatro Darci Rossi.

A obra, que foi produzida por Mônica Santos, Paula Negrão e Rafael Vilas Boas, conta a história de nove produtores e traz relatos emocionantes das suas experiências no campo. O objetivo é valorizar a cultura local e preservar a história daqueles que ajudaram a transformar Valinhos na Terra do Figo Roxo.

Estiveram presentes o secretário da Cultura, Ricardo do Vale, o secretário de Desenvolvimento Econômico do Turismo e Inovação, Rafael Agostinho, a presidente do Núcleo Agrário da Reforma Agrária, Floriane Pocket Fernandes Copeti, o presidente da Associação Agrícola de Valinhos e Região e do Sindicato Rural de Valinhos, Pedro Pelegrini, o diretor municipal de Agricultura, Aluísio Mamprim e o vereador André Amaral.

Todos os entrevistados para o documentário - Francisco José Queiroz Guimarães, Paulo Afonso Guimarães, Sara Von Zuben Herzer, Mario Scabelo, Maria José Farinacci de Freitas, Marlene de Cássia Zamboti Martins, Benedicto de Oliveira, Kazue Kusakariba e Teruo Kusakariba – foram homenageados na cerimônia de lançamento com entrega de troféu e certificado.

No documentário, cada um deles contou detalhes sobre o início das plantações de figo e goiaba, a evolução da produção, a rotina do cultivo e as histórias que marcaram suas vidas para sempre. A obra será apresentada nas escolas para os alunos da Rede Municipal de Educação.

Para completar a noite emocionante para os homenageados e seus familiares, o violeiro Robson Furiozo subiu ao palco para tocar uma música especial aos presentes.

Local: Valinhos