23 FEV 2023
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E INOVAÇÃO
Quase metade dos microempreendedores de Valinhos é composta por mulheres
Antonela Molleta Grano, Personal Chef de Valinhos
Prefeitura e Sebrae realizarão evento "Mulheres inspiradoras e seus negócios" no dia 8 de março; inscrições já estão abertas

Quase metade dos Microempreendedores Individuais (MEIs) ativos em Valinhos é do sexo feminino, cenário que vai ao encontro de uma pesquisa do Sebrae-SP (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) que aponta uma tendência de aumento: 42% das mulheres adultas do Estado de São Paulo afirmam alimentar o sonho de ter um negócio próprio.
Em consonância com esses dados, a Prefeitura de Valinhos, com a coordenação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação e em parceria com o Sebrae, promoverá no próximo dia 8 de Março, quando comemora-se mundialmente o ‘Dia Internacional da Mulher’, o evento "Mulheres inspiradoras e seus negócios", das 18h30 às 19h30, de forma on-line. Para participar, as mulheres interessadas podem se inscrever pelo link https://bit.ly/pmvdiadamulher

A Personal Chef Antonela Molleta Grano, que há cinco anos iniciou as atividades na área de gastronomia gourmet em Valinhos, já se inscreveu. Ela oferece pratos diferenciados e serviços de buffet especializado e quer ampliar os negócios. Antonela está entre uma parcela significativa das mulheres que literalmente colocou a mão na massa e agarrou a oportunidade de conquistar a independência financeira.

“Tenho muita vontade de expandir os negócios e esse tipo de evento é sensacional para ampliar nossos conhecimentos. Muitas mulheres têm potencial, mas não têm coragem de dar o primeiro passo ou já deram esse passo, mas ainda necessitam de um empurrão para crescer. Tem espaço para todos, se há um desejo, um talento, vá à luta e acredite, não espere que as circunstâncias te forcem a empreender. É possível tirar seu sonho do papel”, diz a chef que, juntamente com o filho Nick Palazzo, projeta abrir um espaço gastronômico mais aconchegante na própria casa para receber clientes num ambiente diferenciado.

A live contará com a participação da empreendedora Iara Battoni, da empresa Janela Namoradeira, vencedora do Prêmio Mulher de Negócios em 2022; e da empresária Rosielle Pegado, reconhecida na região por mudar a sua trajetória profissional abrindo novas possibilidades para empreender.

“Será uma atividade imperdível, um presente para todas as mulheres que têm vocação para o empreendedorismo e até mesmo para aquelas que ainda não se despertaram para os negócios. As empresárias que se apresentarão falarão sobre os desafios do empreendedorismo feminino, inteligência nos negócios e darão orientações sobre como as mulheres da região podem aproveitar as oportunidades para empreender ou potencializar o negócio que já existe”, destaca a prefeita capitã Lucimara Godoy.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Rafael Agostinho, esta será mais uma importante parceria entre a Prefeitura e o Sebrae-SP que, juntos, já realizam uma série de ações dentro do Programa Municipal de Empreendedorismo Desenvolve Valinhos. “Ter o próprio negócio está cada vez mais se tornando uma opção na mente das mulheres. Esse desejo reflete diretamente na participação delas entre os empreendedores iniciais, com até 3,5 anos no mercado, passando de 44,6% em 2020 para 46% em 2021. Em Valinhos, 47,6% dos Microempreendedores Individuais (MEIs) ativos no momento na cidade são mulheres”, aponta o secretário.

"Nesta atividade online no próximo dia 8 de março, no Dia Internacional das Mulheres, queremos mostrar que o empreendedorismo feminino não é só uma realidade, mas uma oportunidade de transformação de vida. Temos muitas mulheres com potencial empreendedor na cidade e queremos ajudá-las a começar ou potencializar seus resultados", destaca a consultora de negócios do Sebrae, Tais Camargo.

Evento on-line ‘Mulheres inspiradoras e seus negócios’
Data e horário: 08/03, das 18h30 às 19h30
Inscrições gratuitas: https://bit.ly/pmvdiadamulher
Informações: (19) 3859-1580