08 MAR 2023
SEGURANÇA PÚBLICA
GCM de Valinhos comemora o Dia Internacional da Mulher com blitz rosa, café da manhã e roda de conversa

Neste 8 de março, Dia Internacional da Mulher, a Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria de Segurança Pública e Cidadania, realizou uma manhã especial dentro e fora da sede da Guarda Civil Municipal (GCM). As agentes fizeram a chamada ‘blitz rosa’, com entrega de rosas vermelhas para as motoristas e pedestres que passaram pela Rua Antônio Carlos, em frente ao Paço Municipal.

Foram entregues aproximadamente 150 botões de rosas em uma hora de blitz. Para o diretor da GCM Aparecido Ignácio, esse é um ato de extrema importância, pois as mulheres merecem ser lembradas todos os dias.

A comandante da GCM Sandra Magalhães comentou que foi muito gratificante recepcionar as mulheres com um botão de rosa e um abraço. “Pode ter certeza que foi feita a diferença no dia das mulheres que receberam”.

Já na sede da corporação, teve café da manhã e roda de conversa para cerca de 50 alunas do curso de defesa pessoal do projeto Guardiã Maria da Penha. O bate-papo abordou temas referentes à violência doméstica, como as mulheres devem agir em situações como essa e as ações que o projeto Guardiã Maria da Penha desenvolve no auxílio de cada uma.

Participaram a Subinspetora Rose Santos, a Coordenadora Especial de Políticas para Mulheres Marilene Santos, a Dra. Alexsandra Parra, presidente da Comissão da Mulher da OAB – Valinhos, o Dr. Antônio de Oliveira Júnior, presidente da Comissão de Direito Penal da OAB  - Valinhos e a Dra. Nathalia Zanela, vice-presidente da OAB – Valinhos.

Projeto Guardiã Maria da Penha

Através do Projeto Guardiã Maria da Penha, Valinhos é hoje uma referência no atendimento às vítimas de violência doméstica. Atualmente, 56 mulheres com medidas protetivas deferidas pela Justiça são acompanhadas pela Guarda Civil (GCM), que faz inclusive visitas domiciliares. A equipe formada pela subinspetora Rose Santos e a GCM Soraia realiza visitas diariamente às vítimas, de forma alternada, e mantém contato com elas para saber se estão sendo importunadas pelos agressores.

Outra ação importante do Guardiã Maria da Penha é o curso de noções básicas de defesa pessoal. Mais de 100 mulheres já participaram das aulas e receberam certificados. Nesta quarta-feira (8) uma nova turma com 25 participantes começou o treinamento que acontece nas manhãs de quarta-feira na sede da Guarda Civil Municipal. Após a conclusão deste grupo, novas inscrições serão abertas.

As ações desenvolvidas em Valinhos são pautadas na Lei 6.336/22 que estabelece diretrizes municipais básicas para ações de enfrentamento e atendimento à mulher vítima de violência. Esse atendimento às mulheres vítimas de violência é possível porque a Prefeitura firmou no ano passado um convênio com o Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP).

Local: Valinhos