10 MAR 2023
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E INOVAÇÃO
Prefeitura, Sindicato Rural e Senar mantém inscrições para Programa de Turismo Rural em Valinhos

Serão ministrados 10 módulos gratuitos e presencialmente, com início na segunda-feira dia 13

Em mais uma ação voltada ao crescimento do turismo em Valinhos, a Prefeitura, em parceria com o Sindicato Rural e o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), informa que ainda há 4 vagas para a participação no Programa de Turismo Rural. A capacitação será aplicada em 10 módulos gratuitos e presenciais, num total de 240 horas, sendo o primeiro nos próximos dias 13, 14, 20 e 21 de março, sempre a partir das 13h, na sede do Sindicato Rural, localizado na Avenida Onze de Agosto, nº 1.447, no Jardim Ribeiro, e com o apoio do Departamento de Turismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Turismo e Inovação.

As inscrições e informações podem ser feitas e/ou buscadas por meio do contado de telefone do Sindicato Rural no número: (19) 995414784. O curso é composto de vários módulos onde o participante terá a oportunidade, de aprender técnicas para aplicar a atividade de turismo rural e agregando valor na sua propriedade.

“A atividade turística na área rural, quando é desenvolvida de forma organizada e segura, é uma alternativa muito importante para que as propriedades possam tem mais uma fonte de recurso financeiro para sua propriedade rural. Em Valinhos, estamos trabalhando para o desenvolvimento dos mais variados setores de turismo, e o Rural tem plenas condições de ser um atrativo a mais”, destaca a prefeita Capitã Lucimara Godoy.

Alguns módulos do curso são: Oportunidades de empreendimentos, Identidade e Cultura; Gestão de Empreendimentos; Atrativos Turísticos no Meio Rural; Ponto de Vendas de Produtos Artesanais; Meio de Hospedagem; Meios de Alimentação; Encantando e Atendendo o Cliente; Resgate Gastronômico e Consolidação do Programa.

Conforme a coordenadora dos cursos do Senar, Renata Stopiglia, o objetivo do primeiro módulo é conhecer e compreender em que consiste o Turismo no Meio Rural, além de identificar potencialidades e oportunidades de investimentos em empreendimentos turísticos no município e nas propriedades. “Acredito que esse Programa, que é uma parceria com o Senar-SP, possa trazer capacitação e melhorias ao Turismo Rural da cidade”, diz.

“O Sindicato Rural, através do Senar, vem ao longo dos anos trazendo treinamento e qualificação ao produtor rural. Acreditamos que o agricultor consegue através dessas parcerias, evoluir e trazer para a propriedade, alternativas de renda e sustentabilidade”, acrescenta o presidente do Sindicato, Pedro Pelegrini.

“O Programa Turismo Rural – Agregando Valor à Propriedade - é constituído por uma série de cursos relacionados entre si, permitindo que as propriedades desenvolvam com segurança esta atividade econômica. O curso atenderá 15 participantes e ainda disponibiliza 4 vagas. Quem tiver interesse, com idade acima de 18 anos, pode entrar em contato com o Sindicato Rural para se inscrever”, diz o secretário da pasta, Rafael Agostinho.

Segundo a diretora do Departamento de Turismo, Mônica Santos, o Programa busca ampliar o olhar sobre a propriedade rural, fornecendo ferramentas para identificar e implantar negócios de turismo, de acordo com os recursos encontrados no meio, aliados às habilidades e vocações do produtor rural e sua família.

“A parceria entre o Departamento de Turismo, o Sindicato Rural e o Senar é de extrema importância, pois juntos conseguimos realizar diversos cursos gratuitos, principalmente neste segmento. Atualmente o Turismo Rural em nosso município está em expansão com novas propriedades que estão se preparando para atendimento ao público”, fala Mônica.

Fonte: Departamento de Comunicação - Prefeitura de Valinhos