Com mais equipes nas ruas e novas técnicas, o corte de mato, a poda de árvore e o conserto do asfalto serão feitos com mais agilidade e eficiência
A Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria de Serviços Públicos, iniciou nesta segunda-feira (20) o novo contrato para prestação de serviços de zeladoria e tapa-buraco. No portal da cidade, a prefeita Capitã Lucimara Godoy conheceu o novo esquema operacional que permitirá intensificar os serviços de corte de mato, poda de árvore, conserto de asfalto e todas as atividades de zeladoria. Haverá aumento de equipe nas ruas e de material, além de técnica mais eficaz no pavimento.
A ordem de serviço para a FBF Engenharia foi assinada no local, onde havia vereadores, secretários e imprensa. A prefeita também conversou diretamente com os trabalhadores que executarão a manutenção da cidade. “Hoje é um marco para a nossa cidade. Há mais de 20 anos tínhamos um contrato que deixou de ser eficiente. E há dois anos nossa equipe estava trabalhando para que tivéssemos um contrato novo, mais moderno, mais condizente, tanto de zeladoria como tapa-buracos. Nossa expectativa com relação à empresa é muito grande e eu vou ser a primeira pessoa a cobrar isso da empresa, de cada um de vocês. A função da direção da empresa é dar todo o suporte para que cada um desses trabalhadores, através de sua força do trabalho, vontade e capricho, deixe esta cidade ainda mais bonita. Quero uma Valinhos impecável, que cada valinhense tenha orgulho e satisfação de entrar na cidade e ver uma cidade bem cuidada, com mato bem cortado e com toda a parte de zeladoria bem-feita”, destacou a prefeita.
Por meio do novo contrato, Valinhos conta a partir de agora com mais de 10 caminhões e maquinários para as ações no município, além de novos equipamentos e apetrechos para serviços de roçada, capinação e tapa-buraco.
Zeladoria e limpeza pública
O novo contrato de limpeza pública da Prefeitura prevê quase o triplo do número de equipes atuantes em ações de zeladoria. Antes eram de 7 grupos e agora passa a ser 20. Com o aumento do número de equipes, os serviços diários de roçada, varrição e cata-papel poderão abranger mais locais e serem realizados com mais agilidade.
A poda de árvores, a operação raspadinha e a desobstrução de bueiros são os novos serviços que passam a integrar as ações da empresa, expandindo as melhorias que serão realizados periodicamente na cidade.
Além dos serviços realizados pelas equipes de zeladoria pública, o município ainda contará com ações diárias da capinadeira elétrica e roçada mecanizada como complemento da atuação nos bairros.
Tapa-Buraco
Com o objetivo de melhorar a qualidade e a durabilidade nas ações de tapa-buraco, o novo contrato também permite intensificar a operação no município. Por três semanas, as equipes trabalharão diariamente com 50 toneladas de massa asfáltica e, na sequência 30, o que representa o quádruplo da quantidade anterior, de 8 toneladas por dia. Além do aumento, a técnica de recapeamento utilizada proporcionará mais durabilidade do pavimento.
As equipes de tapa-buraco realizam agora a retirada da camada asfáltica danificada e fazem a limpeza completa do solo para somente depois iniciarem a aplicação da massa quente. A operação é realizada em duas etapas: assentamento de solo e compactação com rolo compressor repetidas vezes para garantir o nivelamento e a durabilidade do serviço.
As operações intensificadas foram iniciadas no Centro e nas principais vias de fluxo intenso de veículos, com mais irregularidades de solo. Na etapa seguinte, que deverá ser iniciada na próxima semana, os bairros mais afetados começarão a ser contemplados com os serviços de tapa-buraco
Ari Branco, supervisor de obras e gestor da FBF em Valinhos, explicou que a empresa atua em várias regiões do Estado de São Paulo, como Americana, Jundaí e diversas subprefeituras de São Paulo, cidades da grande São Paulo e Peruíbe, com experiência há mais de 20 anos na área de engenharia, obras emergenciais e de zeladoria urbana. “Começamos agora um trabalho bastante desafiador e não vamos decepcionar. Temos equipamentos de ponta, com o que há de melhor no mercado, e a operação de tapa-buraco é perfeita. Tínhamos inicialmente um prazo de três meses para colocar tudo 100% em ordem mas, diante da urgência apontada pela prefeita, faremos o possível para fazer os serviços até mesmo antes dos 45 dias desafiados por ela”.