21 MAR 2023
Valinhos aposta nas crianças para somar forças contra a dengue

Prefeitura intensifica conscientização nas escolas durante a Semana Estadual de Mobilização Social contra Arboviroses

A Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria de Saúde e do Departamento de Vigilância em Saúde, realiza nesta semana palestras de conscientização nas escolas focadas na prevenção contra a dengue. A ação faz parte da Semana Estadual de Mobilização Social contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. Além das unidades de ensino, outros locais foram escolhidos para orientação e conscientização da população. Na manhã desta terça-feira (21), por exemplo, as equipes foram à escola EMEB Vice Prefeito Antônio Mamoni, no Jardim das Figueiras.

Os agentes percorrerão ainda a EMEB Luiz Antoniazzi e as escolas estaduais Professor Américo Belluomini, Professor Antônio Alves Aranha e Professor José Leme do Prado. As palestras têm como o objetivo engajar e informar os alunos e servidores sobre a importância de enfrentar o mosquito transmissor da dengue, além do aspecto coletivo dessa tarefa, os cuidados necessários e as  dicas de como eliminar os criadouros do Aedes aegypti.

Outras ações

Estandes com equipes de orientação também serão colocados em locais estratégicos, como Caribe Center, Rodoviária, Largo São Sebastião e Shopping Valinhos.

Os agentes de combate às endemias orientarão os munícipes com informações sobre a prevenção de doenças que podem aumentar neste período, principalmente porque as condições climáticas são favoráveis ao número maior de mosquitos. Ao final da abordagem será entregue um Check-list para a eliminação de criadouros.

Além disso, os servidores também receberão palestras e um treinamento ministrado pela Dra. Priscila Panzarella.

“É primordial a atenção dos munícipes para o tratamento ou eliminação dos criadouros de mosquitos nas suas residências, observando se em sua casa existem recipientes que contenham ou possam conter água como pneus, caixas d’água, garrafas ou outros recipientes, além de calhas e lajes, vasos de plantas, ralos, bandeja externa de geladeira, fontes, piscinas ou banheiras, e até mesmo recipientes naturais, como ocos de árvores, oco de bambu, bromélias e outros”, alerta Marcelo Cosentini, secretário de Saúde de Valinhos.

Balanço atualizado hoje mostra que a cidade tem 32 casos confirmados de dengue neste ano e 522 descartados.