28 MAR 2023
Através das artes, idosos de Valinhos cuidam da saúde do corpo e da mente
Grupo do Centro do Idoso apresentou espetáculo Palhaçada no Dia do Circo e do Teatro
O Dia do Circo e o Dia Mundial do Teatro, celebrado no dia 27 de março, foi comemorado pelo grupo de teatro do Centro de Convivência do Idoso (CCI), vinculado à Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Valinhos. Com o espetáculo Palhaçada, formado por seis pequenas cenas engraçadas, a apresentação terminou com o grupo e a plateia cantando a marchinha de Carnaval Máscara Negra. A apresentação faz parte da programação da comemoração dos 40 anos do CCI, onde as artes também são uma oportunidade para os frequentadores cuidarem da saúde do corpo e da mente.

Apresentadas na última segunda-feira (27), as cenas relembraram as piadas ingênuas do circo. “Como vai? Como vai? Como vai? Eu vou bem, eu vou bem, bem, bem”, recitaram os palhaços em palco. “Ficamos felizes por estar aqui e poder atender aos idosos, trazendo qualidade de vida. Porque quanto mais gente aqui, menos gente com problema de saúde”, associou o secretário de Assistência Social, Thiago Soratto.

O espetáculo contou com a parceria da Secretaria da Cultura. “O teatro não tem idade. Depois que o ‘mosquitinho’ do teatro morde, a gente nunca mais para. Aqui é possível ver os alunos se rejuvenescendo pela arte”, observou o secretário da Cultura, Ricardo do Vale, que lembrou da importância da descentralização cultural adotada na gestão da prefeita Capitã Lucimara Godoy.

Bem-estar
A alegria começou nos bastidores, com a preparação dos oito atores. Representando os palhaços Repolho e Abobrinha, em esquetes diferentes, a moradora do Jardim Paraíso, a atriz Maria de Lourdes Guerino Videira, frequenta o CCI há cinco anos fazendo ginástica, crochê, informática e teatro.

“Quando cheguei aqui tinha vergonha, era tímida, mas fui muito bem acolhida por esta família que encontrei no Centro do Idoso”, afirmou Maria de Lourdes. Para ela, o teatro contribui com a qualidade de vida do idoso. “Eu recomendo para todo mundo”, garantiu. Segundo o diretor do teatro, Alfredo Ribeiro, o Pio, com o teatro é possível trabalhar a memorização, a expressão corporal e a socialização.

Na plateia, o usuário Américo Capovilla, de 90 anos, morador no Bairro Castelo, relembrou sua infância. “Eu olho e relembro o tempo de criança, de ir ao circo. Estou aqui para prestigiar o teatro e o grupo”, explicou ele, que frequenta o CCI desde os 66 anos. Atualmente, participa apenas dos Jogos de Salão. “Eu gosto de vir aqui (no CCI). É um ambiente gostoso, saudável”, afirmou.

Atividade Física
Como parte da comemoração dos 40 anos de existência do CCI, no dia 6 de abril será celebrado o Dia Mundial da Atividade Física com palestras. “Em parceria com as Secretarias da Saúde e do Esporte e Lazer, a primeira palestra será sobre a Hipertensão Arterial, explicando a doença e os cuidados necessários. Na segunda parte, será como a atividade física colabora com a saúde”, explicou a supervisora do CCI, Marisa Mathias.

No dia 6 de abril é celebrado o Dia Mundial da Atividade Física. A atividade física é importante para o pleno desenvolvimento humano e para uma boa saúde.