06 ABR 2023
ASSISTÊNCIA SOCIAL
Centro do Idoso promove palestras e atividades no Dia Mundial da Atividade Física
Programação contou ainda com ginástica e aferição de pressão arterial

O Centro de Convivência do Idoso (CCI), vinculado à Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Valinhos, comemorou nesta quinta-feira (6) o Dia Mundial da Atividade Física. O evento contou com duas palestras, ambas com foco na saúde e benefícios da atividade física diária, além de ginástica e aferição de pressão hipertensão arterial. A ação faz parte ainda da extensa programação dos 40 anos de existência do espaço.

“Temos um lema aqui. Quanto mais se frequenta o Centro do Idoso e participa das atividades, menos se busca ajuda na Saúde”, iniciou a supervisora do Centro do Idoso, Marisa Mathias. Segundo ela, a programação de aniversário inclui uma palestra a cada mês, com variados temas, seguindo o calendário de datas comemorativas como o Novembro Azul, quando encerra o ciclo.

Em parceria com as secretarias dos Esportes e Lazer e da Saúde, as palestras foram complementares. A primeira enfatizou os benefícios da atividade física, proferida pelo diretor Thiago Oliveira. Segundo ele, a atividade física traz benefício global ao ser humano, principalmente ao idoso, pois fortalece a musculatura, garante a mobilidade e flexibilidade, melhora a capacidade mental e afetividade. Portanto, consequentemente, gera felicidade pela produção de hormônios.

Já a enfermeira Raquel Lana palestrou sobre hipertensão arterial, suas causas e os efeitos da atividade física. Segundo ela, o fumo, a alimentação gordurosa e a bebida alcoólica contribuem para a pressão alta, além de questões genéticas. “A genética não dá para mudar, mas o restante sim”, afirmou ela. Ao término da palestra, a enfermeira aferiu a pressão dos usuários presentes. O evento encerrou com ginástica e Lian Gong.

O morador do Jardim União, Manoel Rivas, de 75 anos, frequenta o CCI há 7 anos. “Gosto dos jogos de salão. Venho aqui porque gosto de encontrar os amigos, reunir, conversar e jogar. Distrai”, afirmou ele, que foi campeão nos Jogos Regionais do Idoso (JORI) em 2019. Para ele, as palestras são muito importantes. “Venho buscar mais conhecimento. Aprender é sempre bom, não ocupa espaço”, garantiu.

Há um ano, a moradora do Centro, Maria Regina Matos, de 72 anos, frequenta o espaço. “Faço as ginásticas, participo da Oficina da Memória e vou começar a pintura em tecido”, listou. Para ela, as palestras permitem ter mais conhecimento. “Vim para conhecer mais sobre os benefícios das atividades físicas”, esclareceu.

Data
Criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para combater o sedentarismo, o Dia Mundial da Atividade Física é celebrado em 6 de abril.