11 ABR 2023
SAÚDE
Valinhos terá ação especial em comemoração ao Dia de Prevenção e Combate à Hipertensão

Profissionais farão medição de pressão arterial na rodoviária no dia 26 de abril

A Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria da Saúde, promoverá no dia 26 de abril uma ação de conscientização em atenção ao Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial. Profissionais da saúde realizarão aferição de pressão arterial nos munícipes e darão orientação sobre a doença, formas de prevenção e mudanças no estilo de vida que auxiliam no tratamento. A atividade será na rodoviária, localizada no Centro, das 8h às 11h.

Valinhos possui o Programa de Atenção à Saúde do Adulto, com atendimentos para hipertensos e diabéticos desenvolvido em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s). O programa oferece consulta clínica, atendimento de enfermagem, rodas de conversa sobre alimentação saudável, atividades físicas, estresse, uso de medicamentos, entre outros. Os casos que exigem acompanhamento com cardiologista os pacientes são encaminhados ao Centro de Especialidades (CEV).

Profissionais alertam sobre os níveis que classificam a pressão alta. O nível ideal é até 130/80, sendo que a pessoa que apresenta pressão acima já é considerada hipertensa. Por isso, é importante que os adultos acima de 18 anos façam a medição de pressão pelo menos uma vez por ano. Dados de 2021 do Ministério da Saúde revelam que 26,3,% dos adultos do Brasil são hipertensos.

A hipertensão arterial é uma doença crônica definida pela elevação dos níveis de pressão nas artérias, que pode ser verificada a partir de um exame simples. Esta pressão aumentada se transmite para todas as artérias do corpo e o coração fica sobrecarregado, trabalhando contra uma resistência contínua.

“Hoje em dia, muitas pessoas se tornam hipertensas devido a um estilo de vida pouco saudável. Falta de atividade física, estresse, alimentação inadequada e tabagismo estão entre os fatores que podem levar ao aumento da pressão arterial. Em alguns casos o fator familiar contribui para o desenvolvimento da doença, no qual pais e filhos possuem hipertensão”, explica o secretário da Saúde em exercício, João Gabriel Vieira.

Geralmente, o hipertenso não apresenta sintomas, salvo em níveis pressóricos muito elevados. O tratamento consiste na mudança dos hábitos de vida, medicamentos de uso contínuo e acompanhamento clínico. Se não tratada, a pressão alta pode contribuir para a instalação de quadros graves como acidente vascular cerebral, infarto do miocárdio, insuficiência renal, entre outros.

Local: Valinhos