14 ABR 2023
GABINETE DA PREFEITA
SEGURANÇA PÚBLICA
Prefeitura de Valinhos anuncia nova fase do Programa de Prevenção à Violência nas Escolas
Capitã Lucimara determina presença da Guarda Civil Municipal (GCM) por mais uma semana nas unidades de ensino e reforço no patrulhamento

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Valinhos permanecerá por mais uma semana nas escolas municipais e reforçará o patrulhamento nas demais instituições de ensino na próxima semana. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (14) pela prefeita Capitã Lucimara Godoy, durante coletiva de imprensa sobre a nova fase do Programa de Prevenção à Violência nas Escolas.

“Valinhos está atenta e atuante. Reconhecemos a seriedade do momento que estamos vivendo e estamos agindo à altura. É importante que a população esteja segura e que se sinta segura para viver em paz. É para isso que estamos trabalhando”, pontuou, ao lado dos secretários de Segurança, Argeu Alencar da Silva, e Educação, Claudineia Vendemiatti Serafim.

A capitã citou que embora não exista neste momento nenhum indício de ameaça concreta às escolas da cidade, o nível de alerta de emergência está mantido por mais uma semana, com a presença da GCM nas unidades municipais.

Além desta medida temporária, anunciou a implantação de novos equipamentos como travas especiais que impedem a abertura das portas pelo lado de fora, câmeras de segurança integradas monitoradas pela GCM e botão de segurança. “A integração das câmeras e do botão de segurança está disponível também para as escolas particulares que optarem por aderir. No caso das conveniadas, a adesão será obrigatória”, acrescentou.

Outro anúncio foi a realização de palestras de conscientização de pais nas escolas, incluindo oficina de segurança digital, a partir do dia 6. A Prefeitura de Valinhos ainda vai realocar vigias concursados de forma permanente para as escolas mais vulneráveis.

Também já está sendo preparado um projeto de lei para a criação de uma Diretoria de Segurança Escolar, além de um plano de contingência, que será remetido à Câmara Municipal.

A prefeita também parabenizou a iniciativa de todas as escolas particulares e conveniadas pelas ações de segurança que já vêm adotando. “Não queremos que linhas administrativas separem nosso objetivo comum de manter nossas escolas seguras, e aplaudimos essas iniciativas. A prefeitura está à disposição para trabalhar junto com todos os estabelecimentos de ensino da cidade”, reforçou.

A capitã ainda repudiou qualquer uso político em torno dessa situação “Isso é inaceitável. Minha prioridade absoluta é a segurança dos nossos alunos, educadores e cidadãos. E também, a tranquilidade de todos nós. Queremos distância de quem quer explorar o pânico e fazer barulho para proveito próprio. Valinhos vai continuar protegida, segura e em paz”.
Local: Valinhos