18 ABR 2023
SAÚDE
Além do atendimento domiciliar a 84 pacientes, Prefeitura de Valinhos oferece suporte aos familiares e cuidadores

Secretaria de Saúde retomou treinamentos e rodas de conversa dentro do Programa Melhor em Casa

A Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria da Saúde, retomou na sexta-feira (14) as reuniões mensais com os cuidadores e familiares dos pacientes atendidos pelo Programa Melhor em Casa, que oferece atendimento domiciliar para quem não pode se locomover até os postos de saúde e necessita de cuidados com mais frequência e acompanhamentos contínuos.

“A intenção do programa é reduzir a necessidade das internações, restaurar e manter a independência funcional e maximizar a qualidade de vida desses pacientes que precisam de mais recursos de saúde”, afirmou o secretário da Saúde, Marcelo Cosentini.

As reuniões mensais têm o objetivo de promover a troca de experiências e o treinamento dos familiares e/ou cuidadores dos pacientes. Na retomada da atividade, que havia sido suspensa devido à pandemia da Covid-19, a psicóloga do departamento de Programas e Projetos da Prefeitura, Fabiana Botelho, realizou uma dinâmica para os participantes se conhecerem e fez o levantamento de demandas para as próximas reuniões.

Atualmente, 84 munícipes são atendidos em suas casas por uma equipe composta por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, assistentes sociais, nutricionistas e fisioterapeutas.

O encaminhamento para o atendimento domiciliar pode ser feito por diferentes serviços da rede municipal de saúde. Os pacientes precisam atender alguns critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde relacionados a complexidade e as características do quadro de saúde do usuário, bem como a frequência de atendimento necessário. Após solicitada a inclusão, dentro de 15 dias a equipe responsável realiza uma visita para análise do perfil.

A sede do Melhor em Casa fica na Rua Dr. Marino Costa Terra, 2311 - Vila Pagano, com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h e das 13h30 às 17h ou atendimento pelos telefones 3871-3341 e 3849-1497.

Local: Valinhos