26 ABR 2023
Valinhos promove encontro sobre seletividade alimentar no autismo
Foto Noticia Principal Grande
Encontro que tratou sobre seletividade alimentar no autismo na sede da OAB Valinhos.

Profissionais da educação tiveram acesso às informações que ajudam a compreender os desafios enfrentados por crianças com TEA

A Prefeitura de Valinhos, por meio das secretarias da Educação e Saúde, promoveu nesta quarta-feira (26), na sede da Ordem dos Advogados do Brasil - OAB Valinhos, um encontro formativo sobre “Seletividade Alimentar no Autismo”. Desenvolvido pela neuropsicóloga Renata Coradi Leme, o evento foi direcionado aos coordenadores e diretores das Escolas de Educação Básica (EMEB´s), Centros Municipais de Educação Infantil (CEMEI’s) e creches contratadas da rede municipal de ensino.

O objetivo foi divulgar informações precisas e atualizadas sobre as características e desafios do Transtorno do Espectro Autista (TEA) aos profissionais da educação de Valinhos. A Seletividade Alimentar, também chamada de Transtorno Alimentar Evitativo, é comum até os cinco anos. Segundo a neuropsicóloga, é caracterizado com mudanças no padrão de apetite da criança, recusa e aversão a alguns grupos de alimentos, sabores, texturas, cores ou cheiros. “Isso ocorre em razão de disfunções motoras ou motoras orais”, afirmou durante a explanação.

Comportamentos disruptivos e rigidez comportamental, dificuldade em lidar com mudança e alterações sensoriais também proporcionam as disfunções alimentares. Crianças com TEA são propensas também a apresentar quadros de alergia ou intolerância alimentar, alterações gastrointestinais (constipação ou diarreia) e alterações na absorção de nutrientes, daí a importância da propagação de informações como essas.

“Iniciativas assim complementam as diversas atividades desenvolvidas pela rede municipal de atendimento de Valinhos, durante o mês de abril, que foi estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Mês Azul, voltado à conscientização sobre o autismo e visibilidade ao tema. Esse conhecimento torna os profissionais ainda mais preparados para a educação verdadeiramente inclusiva”, destaca a secretária de Educação, Claudineia Vendemiatti Serafim.

O evento foi organizado pela médica pediatra e coordenadora do Programa Saúde Escolar Dra. Roseli Tagliolatto, da Secretaria da Saúde, e pelo Departamento Pedagógico e pelo Núcleo de Atendimento Escolar Especializado (NAEE) da Secretaria da Educação.

Fonte: Departamento de Comunicação - Prefeitura de Valinhos