27 ABR 2023
ASSISTÊNCIA SOCIAL
Pioneiro, programa de Atendimento ao Idoso de Valinhos completa 40 anos com mais de 1,4 mil pessoas atendidas atualmente

Espaço mantido pela Prefeitura oferece diversas atividades que estimulam a saúde física e mental dos frequentadores, além do respeito e da valorização da Terceira Idade

Há 40 anos o Programa de Atendimento ao Idoso do Centro de Lazer, Cultural e Artístico da Terceira Idade Roque Palácio, conhecido como Centro de Convivência do Idoso (CCI), entrava em atividade em Valinhos, onde ninguém imaginaria que seria palco de tantas histórias nas quatro décadas seguintes. Histórias que envolvem desde a sua idealização, as mudanças de prédios, as amizades criadas e principalmente relatos de saúde, qualidade de vida, bem-estar e valorização do ser humano também nesta fase da vida.

Vinculado à Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Valinhos, o programa começou a funcionar oficialmente no dia 28 de abril de 1983, inicialmente nos bairros, principalmente no Boa Esperança, com maior adesão. Naquele ano, Valinhos tinha uma população de 3.146 pessoas com mais de 60 anos.

A ideia de implantar uma política de atenção especial para os idosos surgiu em 1982, durante a III Semana de Debates da Saúde promovida pela Prefeitura, em uma palestra sobre hipertensão arterial ministrada pelo então vice-prefeito, o médico Ruy Antônio Meirelles dos Santos. Ele pregava a importância das atividades física, mental e emocional para o envelhecimento saudável em uma época em que aposentadoria aos 50 anos não era acompanhada de muitas outras opções, exceto ficar em casa. Durante a palestra, apresentou um cano enferrujado e alertou: “se vocês não caminharem, vão ficar iguais a esse cano enferrujado”.

A partir daí, o programa só foi crescendo com ideias, adesões e atividades. Desde a época de seu funcionamento, as atividades desenvolvidas foram mantidas até os dias de hoje - ginástica (1983), bailes (1986), festas juninas (1984), jogos de salão (1999), dança (1990), pesca (1995), entre outros. Sempre em parceria com as secretarias da Cultura, da Saúde e Esportes e Lazer, o diferencial está que a cada ano há incrementos, como a Oficina da Memória, o Reiki, a Meditação e outros.

O Centro do Idoso contribuiu não só com a mudança de paradigmas em relação à ocupação e à saúde do idoso, principalmente do aposentado. Em 1986, durante a comemoração a 1ª Semana da Terceira Idade promoveu caminhada, com ocupação da Praça Washington Luís. Já em 1989 foi realizado o 1º torneio de bocha de cancha feminino, quando havia somente homens praticando esta atividade esportivo. A partir deste ano também foram criadas atividades intergeracionais.

Em 1993, o usuário David Miranda Lella, com arranjo musical do maestro Carlos Pescarini, compôs o Hino da Terceira Idade. O objetivo foi homenagear todos os idosos, traduzindo na estrofe a importância do Centro do Idoso: “Então descobri um caminho afinal. Voltei a viver, acabou-se meu mal. Na Terceira idade participar com ardor. Pois na vida o que importa é o amor”.

A partir de 2002, os idosos de Valinhos participam do Jogos Regionais do Idoso (Jori). Desde então, todos anos trazem medalhas, conquistando o primeiro, segundo ou o terceiro lugar em várias modalidades como dança de salão, vólei adaptado, dominó e outros.

Em 2008, o espaço comemorou seu Jubileu de Prata. Na ocasião, foi produzida uma revista, intitulada Programa de Atendimento ao Idoso – 25 anos de História. Também foram confeccionados painéis contado a história local, com muitas fotos. Atualmente, os painéis decoram as paredes do salão de jogos.

Hoje o Centro do Idoso conta com, em média, 1,4 mil usuários, que usufruem de várias atividades, entre elas a Pintura em Tecido, às segunda-feira, às 13h, e o Teatro, a partir das 14h. Já às terças e quintas-feiras tem Ginástica, às 7h30 e às 13h30, Lian Gong, às 14h30, e o Projeto Peixe & Cia, das 7h às 17h. Às terças e sextas-feiras tem ainda Jogos de Salão, a partir das 12h.

Quarta-feira é dia do Violão avançado, às 10h30, e Dança de Salão no período da tarde, a partir das 13h30. Tem ainda o Ponto do Encontro do Crochê, às 14h.

A Oficina de Memória é oferecida em três turmas. Uma às segundas-feiras, outra às quartas-feiras e a última às quintas-feiras, sempre às 13h30.

O espaço oferece ainda aulas de ginásticas descentralizadas na Vila Santana, Santo Antônio, Morada do Sol, São Marcos, Jardim Pinheiros, Parque das Figueiras, Jardim Paraíso. Também há aulas de Voleibol Adaptado e de Hidroginástica no Parque Municipal Monsenhor Bruno Nardini, além da hidroginástica na piscina municipal do Jardim Paraíso e aulas de Tênis de Campo no CLT.

MUDANÇAS
Em 1991, o programa ganhou sua primeira casa, com o nome de Centro Municipal de Convivência do Idoso, com funcionamento no antigo Valinhos Clube. O evento foi marcado por uma grande baile de carnaval, com participação dos 350 usuários.

Já em dezembro de 2004, a empresa Unilever fez a cessão do atual prédio por 30 anos, onde funcionava o antigo Clube Gessy Lever. O espaço passou a ser chamado Centro de Lazer, Cultural e Artístico da Terceira Idade Roque Palácio em 18 de maio de 2010, por meio da Lei nº 4558. A ideia foi homenagear o artista, que, apesar de não ser valinhense, dedicou a vida em projetar o nome da cidade.
Dez anos depois de seu início, os 550 usuários queriam promover os bailes, chamados de domingueiras, mas o espaço não contava com grande verba. Assim nasceu, dentro do Centro do Idoso, a Associação da Terceira Idade de Valinhos (ATIV), criando uma forte parceria entre ambas as instituições até os dias de hoje.