28 ABR 2023
ASSISTÊNCIA SOCIAL
40 anos de história do Centro do Idoso foi comemorado junto ao seu idealizador, dr. Rui Meirelles
Com ajuda do CCI, frequentadores seguem a receita de qualidade de vida dada pelo médico

O Programa de Atendimento ao Idoso do Centro de Convivência do Idoso (CCI) comemorou seus 40 anos de história na cidade nesta sexta-feira (28) com uma festa carregada de emoções e lembranças. Vinculado à Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Valinhos, o evento contou com uma palestra do idealizador do espaço, o médico Rui Meirelles, que reafirmou a necessidade da atividade física, da boa alimentação, de amizades e de espiritualidade para garantir uma vida com qualidade. Teve ainda sorteio e baile.

A abertura do evento foi feita pelo secretário da Assistência Social, Thiago Soratto, que lembrou a importância do local para a cidade e para os idosos. “Quando eu nasci, o Centro do Idoso já existia, mas sabemos sua importância para a qualidade de vida dos idosos. Queremos agradecer muito a sua presença, dr. Rui”, discursou o secretário. O médico esteve à frente da iniciativa da construção do Centro do Idoso, idealizado durante a Semana da Saúde, em 1982, sendo formalizado em 28 de abril de 1983.

“Eu estou muito feliz de estar aqui, de ver que o grupo se manteve até hoje. Foi uma sementinha plantada naquela época às custas da participação de todos. Eu não fiz nada sozinho. A ideia surgiu numa Semana de Saúde do diálogo entre os participantes, que viu que a população estava envelhecendo e o idoso precisava de um estímulo para viver bem”, detalhou o médico, que tem 85 anos. Segundo ele, é preciso conservar a qualidade de vida, com uma visão global harmônica.

“É preciso gratidão por todas as coisas, desenvolver seus talentos, ter paixão pela vida, entender que a aposentadoria é uma passagem para outra fase, não se apegar a bens materiais, fazer leituras, manter os amigos, não ter vergonha de pedir ajuda e acreditar no novo”, receitou ele para uma vida melhor na Terceira Idade. Conforme ele, é preciso manter ideias saudáveis porque o mundo está em desequilíbrio.

ELOGIOS
A moradora da área central de Valinhos, Geni Aparecida Rodrigues Coelho, voltou a morar na cidade, depois da passagem por Campinas e Jundiaí. “Eu vou vir frequentar o Centro do Idoso sim. Tive ótimas referências do local e o pessoal é muito bacana”, elogiou ela, que ainda não é usuária. Para ela, incentiva saber que a cidade valoriza o idoso.

A ATIV (Associação da Terceira Idade de Valinhos) nasceu dentro do Centro do Idoso, tornando-se um parceiro para muitas atividades. O atual presidente da associação, Dionísio Pedro de Souza, morador do Jardim Paraíso, ficou feliz por estar na comemoração de 40 anos de atividades do espaço. “É importante a comemoração em si, porque incentiva quem participa e os outros que virão”, explicou, lembrando que a animação do baile ficou a cargo da Banda Herbert & Cia, convidada pela ATIV.

Outro que se sente em casa é o presidente do conselho da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Valinhos, Antônio Armando Figueira, que foi um difusor da iniciativa da cidade na manutenção da qualidade de vida dos idosos. “Eu viajava muito e levava a revista que falava do Centro do Idoso para todas as cidades que passei, como Poços de Caldas, Passa-Quatro, São Lourenço e outras”, afirmou ele, que foi campeão em Dominó, em 2002, no JORI (Jogos Regionais do Idoso), na cidade de Pedreira. “Eu acho fantástica esta comemoração”, finalizou.