18 MAI 2023
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E INOVAÇÃO
Com 150 inscritos, Prefeitura lança Rota de Cicloturismo neste domingo (21)

Projeto proporcionará experiência diferenciada aos ciclistas com destaque para a história de Valinhos, além de fomentar o turismo rural

Com adesão máxima, uma nova atividade de lazer será lançada neste domingo (21) em Valinhos. Em poucos dias de abertura do formulário para participação do ‘Pedal do Cicloturismo’, 150 pessoas já se inscreveram.

Além de proporcionar novas experiências para quem pedala, o projeto fomentará a economia local e promoverá a integração do público. “Com esta proposta, o ‘Pedal do Cicloturismo’, na região onde já é desenvolvido o Agroturismo, dentro do Circuito das Frutas, visa alavancar o turismo rural oferecendo mais atrativos”, destaca a prefeita Capitã Lucimara Godoy.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Rafael Agostinho, o objetivo da nova rota é também proporcionar uma experiência aos amantes de bicicletas que conhecerão mais sobre a história do município.

Os ciclistas contarão com o novo Ponto de Apoio do Turista e do Agricultor que também será lançado neste domingo, às 10h, e funcionará na casinha de madeira instalada no bairro Reforma Agrária, em frente da portaria principal do Parque Estadual da ARA, no km 5 da Estrada Municipal Luís de Queirós Guimarães.

ROTA

O CicloTour da ‘Rota do Figo’ terá um trajeto de no máximo 41 km em ritmo de cicloturismo e partida no dia 21 às 7h30, com acompanhamento de agentes de trânsito, carro de apoio e ciclista guia. Serão três tipos de trilha sendo: Trilha Interna do Parque do Ara, Trilha Intermediária (iniciantes) e Trilha Completa, esta última com visitação às propriedades locais, área rural, plantações, degustações.

O percurso terá placas de sinalização, sendo o trajeto para iniciantes e intermediário um total de 36,6 km e dentro do parque haverá o single track, de 1,1 km. Será servido café da manhã e haverá venda de produtos direto da roça incentivando a economia local.

Para participar o ciclista, além de estar devidamente inscrito, deve fazer a manutenção da sua bicicleta (principalmente freios, calibragem de pneus, entre outros itens), levar ferramentas básicas, hidratar-se com água, uso de protetor solar, itens de segurança (se tiver), além de usar roupas claras.

NOVOS PASSEIOS

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, responsável pelo projeto, com o apoio das secretarias de Mobilidade Urbana, Esportes e Lazer e Segurança Pública, informa que em razão da grande procura as inscrições já estão encerradas. “Em breve vamos organizar novas programações e rotas e abriremos as inscrições”, informa a diretora do Departamento de Turismo, Mônica Santos.

SERVIÇO:

Data Cicloturismo ‘Rota do Figo’: 21/5
Concentração: 7h
Ponto de Encontro: Avenida dos Esportes, 968 Centro - Valinhos (loja Só Poeira Bike)
Saída: 7h30

Fonte: Departamento de Comunicação - Prefeitura de Valinhos