29 MAI 2023
GABINETE DA PREFEITA
Central iCidadão começa a operar nesta 3ª feira em Valinhos
Prefeitura inaugurou o espaço e iniciou nova fase de modernização dos serviços municipais com agendamento online dos atendimentos

A Central iCidadão, inaugurada nesta segunda-feira (29) dentro do Paço Municipal, começa a operar amanhã com 12 serviços em um ambiente projetado para proporcionar mais conforto e agilidade em todos os atendimentos. Por meio de um sistema moderno, o valinhense já pode agendar direto no site da Prefeitura o dia e o horário para ser atendido, semelhante ao Poupatempo.

Além do protocolo geral, outros 11 serviços já estão disponíveis na central. Da Secretaria da Fazenda, podem ser solicitados parcelamentos, impressão de boletos, emissão de taxas mobiliário e imobiliário, serviços relacionados ao IPTU e ITBI, entrega de Habite-se e de parecer, consulta de débitos e certidões em geral. Do setor de Execução Fiscal, já estão disponíveis agendamentos para parcelamento e quitação.

Os demais serviços serão implantados no novo espaço gradativamente para evitar transtornos durante a transição do modelo antigo.

Também a partir desta terça-feira (30), os munícipes já podem realizar o cadastro para a emissão do Cartão iCidadão. Basta apresentar RG, CPF e comprovante de endereço. “O cartão deverá ser retirado diretamente na central, depois de 10 dias de solicitado. Será como um ‘documento de identidade’ do valinhense para ter acesso aos 90 serviços prestados pela Prefeitura sem burocracia e com muito mais eficiência”, destacou a prefeita Capitã Lucimara Godoy, a primeira que recebeu o novo cartão.

À medida que os cartões forem emitidos, os dados serão incorporados ao novo sistema de gestão da Prefeitura, tornando o atendimento muito mais rápido quando um munícipe solicitar, por exemplo, um medicamento, uma matrícula ou qualquer outra demanda, inclusive de serviços como poda de árvores ou corte de mato. “Aqui não é só um lugar para tirar documentos com mais rapidez e nem apenas o lugar onde faremos o Cartão iCidadão, que é importantíssimo. Aqui é o lugar onde todos os dados de Valinhos e dos valinhenses serão integrados, informatizados e sistematizados. Graças ao que vai acontecer aqui, poderemos logo oferecer o Empresa Fácil, por exemplo, que permite abrir um negócio de maneira totalmente digital. O Planta Online será outro avanço”, adiantou.

O Empresa Fácil agilizará a vida dos empreendedores, que poderão abrir seus negócios pela internet, de forma integrada com a Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp) e com a RedeSim do Governo Federal, contando com pesquisa de viabilidade de uso do solo automática e tramitando os processos de abertura, alteração e encerramento de empresas de forma totalmente online, sem se deslocar à Prefeitura.

Já através do Planta Online, sistema para gestão digital de processos relativos à aprovação de plantas e projetos, a Prefeitura permitirá aos proprietários de imóveis, arquitetos, engenheiros e demais profissionais e empresas da Construção Civil a oportunidade de consultar o melhor local para construir, observados os critérios de sustentabilidade previstos no Plano Diretor, com funcionalidades web para emissão de alvarás e Habite-se digitais.

Essas soluções estão integradas em um Cadastro Técnico Multifinalitário, através do qual os dados produzidos pelos diferentes sistemas informatizados são tratados e integrados para formação de Painéis e Salas de Situação, que permitem à Prefeitura monitorar e constituir uma visão única e integral de imóveis, cidadãos residentes e empresas. A prefeita também destacou a importância do sistema para tornar as aquisições do poder público mais assertivas, assim como fornecer informações para subsidiar políticas públicas.

Os vereadores Alecio Cal, Alexandre Japa, Fábio Damasceno, Gabriel Bueno, Henrique Conti, Marcelo Yoshida, Simone Bellini e Thiago Samasso participaram da solenidade, que contou ainda com a presença de Luciano Cintrão, diretor da Mitra, e do secretário de Governo, Crislanio Lopes, além de outras autoridades.
Autor: Departamento de Comunicação- Prefeitura de Valinhos
Local: Valinhos