05 JUN 2023
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E INOVAÇÃO
ESPORTES,LAZER E JUVENTUDE
Exposição Nacional de Orquídeas é retomada com sucesso e recebe 6 mil visitantes em Valinhos
Com apoio da Prefeitura, evento superou expectativas de público e de vendas no Pq. Da Festa do Figo

Foram três dias de exposição (2, 3 e 4 de junho) com entrada gratuita no Parque Monsenhor Bruno Nardini (Parque da Festa do Figo), onde os amantes de orquídeas voltaram a apreciar mais de 600 exemplares de colecionadores de 21 associações durante a 15ª Exposição Nacional de Orquídeas. O evento foi promovido pela Associação dos Orquidófilos de Valinhos (AOV), com o apoio da Prefeitura.

Suspensa desde 2020 devido à pandemia da Covid-19, a exposição superou a expectativa de público, com 6 mil visitantes no último final de semana. Atração à parte, houve venda de flores com quase 7 mil unidades disponíveis e diferentes espécies como orquídeas, suculentas, plantas ornamentais e outras, além de aulas de cultivo para iniciantes. O espaço contou ainda com estrutura gastronômica de Food Trucks de diferentes culinárias.

“Foi sucesso de público e de vendas. Muito bom para a divulgação dos trabalhos das associações e também para os vendedores que comercializaram, ao menos, cerca de 4 mil unidades. Agora, a nossa Associação de Valinhos já está se preparando para expor em Rio Claro neste final de semana”, conta o presidente da AOV, Rafael Henrique Floriano.

Outro associado, Saide Cochito, também ficou entusiasmado. “Foi uma maravilha. Depois de três anos sem promovermos a exposição voltamos com tudo”, falou.

O fotógrafo Getúlio Ito também não perdeu a oportunidade de aproveitar a exposição para registrar detalhes de várias espécies. “Adoro orquídeas e gosto de fotografar tudo o que é da natureza. Participo sempre desta exposição e está tudo muito interessante”.

Famílias inteiras também aproveitaram o final de semana para conhecerem de perto as várias espécies de orquídeas, seus formatos, cores e flagrâncias, e ainda levar para suas casas plantas a preços mais acessíveis. “Somos de Sumaré e essa é a primeira vez que visitamos uma exposição de orquídeas. Aproveitamos para comprar alguns vasos pra enfeitar nossas casas e os preços estão ótimos. Achamos tudo lindo e pretendemos voltar nas próximas vezes”, disse Patrícia Passos que estava acompanhada do namorado, pais e tia.

A vereadora Simone Belline, que também é integrante da AOV, agradeceu a presença do público e do apoio da Prefeitura na promoção do evento, por meio das secretarias de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, e de Esportes e Lazer. “Também sou orquidófila e criei um projeto de lei, já foi aprovado, com objetivo de celebrarmos um dia dedicado aos orquidófilos, pois entendo que não se trata apenas dos profissionais desse segmento, mas sim de milhares que cultivam as belas orquídeas em suas casas. Essa data será 22 de junho”, adiantou.
Fonte: Departamento de Comunicação - Prefeitura de Valinhos