06 JUN 2023
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E INOVAÇÃO
Feira Arte na Praça já virou tradição aos domingos em Valinhos
Praça Washington Luiz recebe semanalmente público cativo atraído por cultura, lazer e gastronomia

As manhãs de domingo na Praça Washington Luiz se tornaram especiais para os valinhenses desde que a Feira Arte na Praça, promovida pela Prefeitura, foi implantada em outubro de 2021. A ampla área é palco de atividades culturais, venda de artesanatos e opções diversificadas de alimentação que fazem a diferença na escolha pela visita tanto das famílias da própria cidade quanto de municípios vizinhos.

Além do estacionamento gratuito, a Feira Arte na Praça tem um grande diferencial quando o tema é segurança e lazer para passar horas em família. Principalmente os pais e seus filhos pequenos aproveitam a tranquilidade do evento, com a presença da Guarda Civil Municipal (GCM) e da Polícia Militar (PM), para se divertirem em um ambiente acolhedor, arborizado, com playground e banheiro público. “Venho todo domingo com meu filho. Ele adora brincar e a gente aproveita bastante. Moramos bem pertinho, no bairro Castelo, e tenho acompanhado o crescimento do evento, que está bem legal”, disse Rosana Garcia no último domingo (4).

“Esta é a terceira vez que estamos aqui na praça nesse evento. É um espaço completo, muito bom para a gente recuperar as raízes da nossa infância, para brincar com o filho ao ar livre, sair um pouco do celular, videogame e televisão”, falou Murilo Missio, acompanhado da esposa Ana e do filho Samuel, moradores de Campinas.
“Este é o terceiro domingo consecutivo que a gente vem pra cá. Está bem legal. Têm brinquedos novos para as crianças no playground, as atrações são bem diversificadas, tem policiamento, comidinhas saborosas, então dá pra passar horas agradáveis aqui. Meu filho também gosta deste espaço que estamos na Praça onde o senhor traz esses brinquedos recicláveis e deixa as crianças brincarem a vontade. Tem espaço também pra andar de bicicleta, patinete e correr”, comentou Paula Calderan, ao lado do marido Athur e do filho Arthurzinho.

Entre os expositores da feira está Moacir Olaf, que leva os brinquedos feitos a partir de materiais recicláveis para as crianças se divertirem, enquanto produz artesanalmente outros itens para venda. Ele disse que é um prazer ver a alegria das famílias. “Aqui é tudo gratuito para a criançada brincar. Mesmo quando as vendas não estão tão boas, é bom observar todos se divertindo. Venham todos conhecer a nossa feira e passar bons momentos de lazer em família”, convidou o comerciante.

Diversidade

Semanalmente, sempre das 9h às 13h, uma série de atividades culturais e de lazer é programada pela Secretaria da Cultura para receber os visitantes, com o apoio também das secretarias de Esportes e Lazer e de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação. No último final de semana, por exemplo, o espaço foi palco para uma edição temática com o apoio da Comissão de Igualdade Racial da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Valinhos, em homenagem aos povos indígenas e africanos.

O público foi surpreendido por várias atrações culturais, como desfile de trajes africanos, apresentação de capoeira, forró com o “Bando de Régia”, além de oferta de artesanatos indígenas e africanos como bolsas, panos de prato, roupas e artigos religiosos. Além de prestigiar a ancestralidade indígena e africana, a ação buscou homenagear o Dia Mundial da Diversidade, celebrado em 21 de maio.

Fonte: Departamento de Comunicação - Prefeitura de Valinhos