Profissionais da Upinha já estão recebendo treinamento do sistema
Depois de contemplar 100% da atenção básica, a Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria da Saúde, iniciou mais uma etapa do projeto que vai modernizar o atendimento na rede pública, com a implantação do prontuário eletrônico nos serviços de urgência e emergência. A ferramenta está sendo instalada na Unidade de Atendimento Pediátrico, Ginecológico e Obstétrico, conhecida como Upinha, onde os profissionais já estão passando por treinamento. A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) é o próximo local programado.
Foram instalados também um totem de emissão de senha e painel de chamada na recepção. “Estamos pensando também no pré-atendimento. Com o totem e o painel o paciente pode retirar sua senha e aguardar ser chamado sem precisar ficar na fila da recepção, organizando e otimizando o tempo de espera e a rotina da unidade”, explicou o secretário da Saúde, João Gabriel Vieira.
O prontuário eletrônico permite sistematizar todo o histórico de informações dos pacientes atendidos na rede pública. Os dados registrados podem ser acessados pelos médicos, enfermeiros e técnicos e todas as informações, como histórico de consultas e de exames, estão disponíveis para consulta do profissional na hora do atendimento, proporcionando um tratamento mais seguro e ágil.
A organização do fluxo de atendimento e agendamento de consultas e exames também será otimizada, pois a ferramenta permite a gestão mais eficaz das demandas. Outro benefício é o mapeamento das necessidades da população, pois os dados serão transformados em indicadores para análises e planejamento de ações.