Demanda de crianças atendidas no CEMAP cresceu 92% no ano passado
O Centro Municipal de Atendimento Psicopedagógico e Fonoaudiológico “José Natal Capovilla”, mantido pela Prefeitura de Valinhos, completou 41 anos na última segunda-feira (19) com 11 mil atendimentos prestados às crianças menores de 11 anos e suas famílias.
Somente no ano passado, o serviço registrou 456 novos pacientes, 92% a mais que os 237 em 2021. As queixas relacionadas aos aspectos do desenvolvimento emocional, de linguagem e de aprendizagem, nas áreas de Serviço Social, Psicologia, Pedagogia, Fonoaudiologia, Neuropediatria e Psiquiatria Infantil, são as mais comuns.
A situação escolar durante a pandemia ajuda a explicar o crescimento da demanda, em especial nas áreas pedagógica e fonoaudiológica. Em 2023 o fluxo de atendimento foi alterado, visando melhorias na rede, aperfeiçoamento dos dados estatísticos e maior proximidade com o território onde o usuário reside. Desta forma, os encaminhamentos ao serviço devem ser feitos pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de referência da criança após a consulta com o pediatra.
“O constante aperfeiçoamento do CEMAP e as ações em rede são necessárias e fundamentais para alcançar os objetivos do trabalho em prol da infância e do bem-estar das famílias”, afirmou o secretário da Saúde, João Gabriel Vieira.
Serviço
CEMAP - Centro Municipal de Atendimento Psicopedagógico e Fonoaudiólogo “José Natal Capovilla”
Endereço: Rua João Moleta, nº 140 - Bairro Lenheiro
Telefones: 3869-6698 / 3869-1113
Horário de funcionamento: das 7h às 16h30