22 JUN 2023
SAÚDE
Febre Maculosa: Prefeitura promove capacitação e médicos revisam protocolo de atendimento

Aspectos epidemiológicos, casos suspeitos, diagnóstico precoce e prevenção foram alguns dos temas abordados

A Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria da Saúde, promoveu nesta quarta-feira (21) uma capacitação de médicos e enfermeiros com atualizações sobre o protocolo de atendimento aos pacientes com suspeita de febre maculosa. Um novo treinamento será feito no dia 29 de junho.

Enfermeiros e médicos dos hospitais, da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), da Unidade de Atendimento Pediátrico, Ginecológico e Obstétrico (Upinha) e das Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) do município revisaram os aspectos epidemiológicos e informações sobre a doença, sintomas que caracterizam a suspeita e como diagnosticar e tratar. Foi abordada também a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e do tratamento imediato quando há suspeita.

“Apesar de Valinhos não ter casos confirmados da doença neste ano, estamos adotando diversas medidas para reforçar a prevenção. Uma das principais é a capacitação dos profissionais de saúde para que se atentem aos casos suspeitos, pois Valinhos está em uma área de transmissão”, afirmou o secretário da Saúde, João Gabriel Vieira. “Da mesma forma, é importante que o paciente informe, comunique ao médico se esteve em alguma área de risco”, completa.

Servidores municipais de outros departamentos também receberam informações sobre a febre maculosa. Na última terça-feira (20) foi a vez dos funcionários da Secretaria de Serviços Públicos, que exercem funções em áreas verdes, como manutenção de parques e zeladoria, receberam instruções preventivas.

Aos munícipes, a Prefeitura já está realizando orientações durante as ações de campo dos agentes de combate às endemias, diretamente na casa dos valinhenses, e em locais com grande concentração de público, como rodoviária e poupatempo. Também será feita a colocação de novas placas e um novo mapeamento das áreas de risco, considerando locais onde já foram registrados casos positivos anteriormente.

No próximo mês, um estande com orientações sobre a prevenção também será montado no recinto da 1ª Festa Julina de Valinhos, que será realizada no Parque Monsenhor Bruno Nardini (Pq. da Festa do Figo).

Local: Valinhos