Expectativa é zerar a fila de espera até julho
A Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria da Saúde, passará a realizar no município cirurgias de pterígio, um procedimento oftalmológico de média complexidade que é de responsabilidade do governo estadual. A expectativa é que até o final de julho a demanda de 140 pacientes seja atendida.
“A especialidade oftalmológica tem uma alta demanda no estado. Por não ser considerada de alta complexidade, a cirurgia de pterígio não era contemplada pelas duas vagas ofertadas pelo governo, pois os casos mais graves eram priorizados. Agora os pacientes poderão realizar o procedimento aqui em Valinhos, com conforto e mais agilidade”, afirmou o secretário da Saúde, João Gabriel Vieira.
Os pacientes já começaram a ser chamados para as avaliações pré-cirúrgicas. Serão 70 agendamentos em junho e julho, respectivamente.
As cirurgias serão feitas no Hospital Dia Oftalmológico, anexo a Santa Casa, através do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Metropolitana de Campinas (Cismetro) contratado pelo município.
Além deste, outros procedimentos que eram de responsabilidade do Estado e foram assumidos pela Prefeitura de Valinhos no último mês são as cirurgias de cabeça e pescoço e de estrabismo infantil.