26 JUN 2023
MOBILIDADE URBANA
Projeto Bem-te-Vi inicia programação de educação no trânsito na EMEB Padre Leopoldo

Alunos aprenderam os princípios básicos das regras através de um teatro de fantoches

Cerca de 160 alunos do 1º ao 5º ano da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Padre Leopoldo Petrus Van Liempt participaram nesta segunda-feira (26) do teatro de fantoches do Projeto Bem-te-Vi, desenvolvido em parceria entre a Polícia Militar (PM) e o Departamento Estadual de Trânsito (Detran/SP).

A ação é um pedido da Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, e vai contemplar mais de mil estudantes de oito escolas do município durante esta semana. “É uma forma descontraída de levar informações importantes sobre segurança no trânsito para nossas crianças”, comentou o secretário da pasta, Recliff Sierra Santos.

O projeto busca apresentar aos alunos os princípios básicos de segurança no trânsito, como as formas corretas de atravessar a rua, de andar de bicicleta nas vias, de usar o capacete, o cinto de segurança, a “cadeirinha” e o assento de elevação, além das precauções necessárias ao utilizar o celular enquanto caminha pelas ruas.

A diretora do Departamento Pedagógico da Secretaria de Educação, Elisângela Pereira Barreto, explica que por meio de linguagem lúdica, em um espaço fora da sala de aula, os alunos conseguem compreender melhor a dimensão da importância da segurança no trânsito. “Eles comentam o que aprenderam com os amigos e família e ficam atentos ao percurso quando estão na van ou no carro, por exemplo. Com iniciativas como essa do Projeto Bem-te-Vi, vamos construindo uma sociedade com responsabilidade social”, afirmou.

Na terça-feira (27) será a vez da EMEB Profª Alice Sulli Nonato. Já na quarta-feira (28) participarão as escolas Profª Fany Moletta, Benedito Arruda Campos, Waldomiro Mayr e Emílio Pedro Juliato. Na quinta-feira (29) as unidades Horácio De Salles Cunha e Pedro Luiz Rodrigues de Souza serão contempladas. Por fim, na sexta-feira (30), a Padre Leopoldo Petrus Van Liempt receberá o projeto novamente.

Local: Valinhos
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024