27 JUN 2023
SAÚDE
Em apenas um mês, novo laboratório já reduz 25% do tempo de espera por resultados de exames

Pacientes que fazem exames de glicose, colesterol, triglicerídeos e função hepática renal e cardíaca, entre outros bioquímicos, agora recebem os resultados mais rápido

No primeiro mês de funcionamento, o novo Laboratório Municipal de Análises Clínicas de Valinhos já apresenta melhorias para a população que utiliza a rede pública de saúde. Inaugurado no final de maio pela Prefeitura depois seis anos de espera, o local já registrou redução de 25% no tempo para a entrega dos resultados dos exames de bioquímica, passando de quatro para três dias úteis.

“Já estamos com prazos semelhantes aos dos laboratórios particulares. Antes, o tempo oscilava entre quatro a cinco dias úteis”, compara o secretário da Saúde, João Gabriel Vieira. “E teremos mais melhorias nos próximos meses”, acrescenta.

Com um espaço maior e mais adequado para a rotina laboratorial, a Prefeitura adquiriu um equipamento de análises bioquímicas mais moderno e mais veloz se comparado ao que era utilizado no antigo laboratório, permitindo um processamento mais rápido das amostras coletadas. A entrega mais rápida contempla pacientes que fazem exames como glicose, colesterol, triglicerídeos e função hepática, renal e cardíaca, entre outros.

Além da agilidade na entrega dos resultados, a capacidade de realização de exames foi dobrada. A média mensal é de 45 mil ao mês, mas pode chegar até 90 mil.

O laboratório realiza exames dos setores de bioquímica, imuno-hormônio, hematologia, coagulação, urinálises, microbiologia e análises parasitológicas. Para solicitar, o paciente precisa passar por um médico na Unidade Básica de Saúde (UBS) de sua referência, onde será feita a coleta e o encaminhamento para análise. São atendidos também pedidos provenientes de outros órgãos públicos e de instituições como Recantos dos Velhinhos e Associação dos Aposentados de Valinhos.

Laboratório Municipal de Análises Clínicas
Endereço: Rua Luiz Bissoto, nº 110, no Bom Retiro